Facebook investe em inteligência artificial e realidade virtual

Durante o F8 – evento anual do Facebook, onde desenvolvedores se reúnem por dois dias para explorar o futuro da tecnologia – o diretor-executivo de tecnologia (CTO), Mike Schroepfer, falou sobre o objetivo da empresa de desenvolver tecnologias que ajudarão as pessoas a construir comunidade global. Segundo o executivo, a rede social está investindo em tecnologias como conectividade, inteligência artificial e realidade virtual e aumentada, para os próximos 10 anos.

Além de Schroepfer, outros palestrantes do evento compartilharem suas visões e atualizações sobre algumas das áreas nas quais o Facebook está focado a longo prazo, como o diretor do programa de conectividade Yael Maguire, o diretor de aprendizagem de máquina aplicada Joaquin Quiñonero Candela, o cientista-chefe do Oculus VR Michael Abrash e a vice-presidente de engenharia e Building 8 Regina Dugan.

De acordo com a rede social de Mark Zuckerberg, quando o assunto é conectividade, em vez de procurar uma única solução para todas as situações, o investimento está focado em estratégia estrutural. Ou seja, tecnologias diferentes para casos distintos serão desenvolvidas e utilizadas juntas para criar rede extensa e flexível.

A inteligência artificial (IA) vem sendo utilizada para criar experiências visuais em aplicativos como Facebook, Instagram e Messenger. Com a capacidade de aplicar algoritmos e visão computadorizada em dispositivos, a câmera agora pode compreender o ambiente ao redor, reconhecer pessoas, locais e coisas. Além disso, a IA é usada para melhorar a qualidade de imagens e vídeos.

“A nova Camera Effects Platform oferece aos desenvolvedores maneira de construir ferramentas de expressão criativa e nós compartilhamos algumas demonstrações de ideias que surgiram em nossa pesquisa”, diz a rede social.  “Atualmente, computadores são capazes de entender todos os pixels de uma imagem. Esses avanços têm tornado novas experiências possíveis, como poder adicionar objetos e efeitos a cenas do mundo real”.

Além de abrir a Camera Effects Platform, o Facebook anunciou abertura do código-fonte do software Caffe2 – uma estrutura para construir e aplicar algoritmos de IA em smartphones – e informou que está fazendo parcerias com a Amazon, Intel, Microsoft, NVIDIA, Qualcomm e outras empresas.

Realidade virtual

A rede social de Zuckerberg anunciou, ainda, que está investindo em conteúdo de realidade virtual (VR) para hardware e software de PC e mobile. Durante o F8, foi apresentado novo design para a tecnologia Surround 360, que permite a produção de vídeos em alta qualidade para realidade virtual.

De acordo com o site, a tecnologia é capaz de criar conteúdos mais imersivos e envolventes gravados em VR. A câmera permite que a pessoa se movimente dentro da cena do vídeo e veja o conteúdo de ângulos diferentes, – o que é conhecido como seis graus de liberdade ou 6DoF – levando a sensação de imersão para outro nível.

“Para tornar a computação virtual parte de nossas vidas da mesma forma que o smartphone é hoje, nós precisaremos de plataforma de realidade aumentada transparente – provavelmente óculos transparentes capazes de mostrar imagens virtuais sobrepostas ao mundo real. O conjunto de tecnologias necessárias para alcançar a realidade aumentada completa ainda não existe. Esse é investimento de uma década que precisará de avanços consideráveis em ciência material, percepção, gráficos e muitas outras áreas. Mas uma vez que essa evolução seja atingida, a realidade aumentada terá o potencial de aprimorar quase todos os aspectos de nossas vidas, revolucionando a forma como trabalhamos, jogamos e interagimos”, finaliza o Facebook.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

21 horas ago

Ella Miami Beach atinge 50% de vendas, sinalizando forte demanda no mercado de North Beach

O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…

21 horas ago

Yubico anuncia a Yubico Enrollment Suite para usuários da Microsoft, uma solução completa para autenticação sem senhas

Usuários corporativos ganham ainda mais segurança contra phishing e adotam a autenticação sem senha desde…

21 horas ago

Novos meios de pagamento vão impulsionar e-commerce

Relatório da fintech canadense Nuvei mapeia tendências e oportunidades em mercados de alto crescimento no…

21 horas ago

Créditos de Carbono: receitas podem chegar a até 130 bilhões

A lei que autoriza o comércio dos títulos é de 2023 e a projeção é…

21 horas ago

SEEN Safety e AHM Solution firmam parceria para atuar em segurança logística

Empresa de São Paulo é certificada para implantar e prestar suporte ao sistema IRIS de…

21 horas ago