Falsa campanha publicitária anuncia fim da revista Veja

A Editora Abril e a revista Veja foram personagens de falsa campanha publicitária veiculada no também falso jornal O Globo, que circulou por São Paulo nesta sexta-feira, 31. O impresso foi distribuído gratuitamente em alguns pontos da cidade com linguagem visual idêntica ao do veículo carioca e sátiras ao cenário político, Grupo Globo e aos anunciantes.

No caso da Veja, o anúncio diz que há 67 anos a Editora Abril vem “mudando tudo para que tudo fique como está” e que agora a empresa faz “jornalismo sem jornalistas”. As imagens apresentam o que seria a última capa da marca. “Encerramos. A última edição da melhor revista que o Brasil teve”.

A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com a editora e com a Veja, mas ainda não teve retorno.

Entenda o caso

Falso O Globo foi distribuído nesta sexta-feira, 31, em São Paulo (Imagem: Nathália Carvalho)

Nesta sexta-feira, 31, a falsa edição do jornal O Globo chegou às ruas com sátiras em reportagens e anúncios. Em oito páginas, a manchete principal fala sobre a renúncia do presidente Michel Temer (PMDB). Na falsa entrevista, o político se diz arrependido de fazer maldades e de estar em um governo ilegítimo. O impresso apresenta chamadas como “Deputados Federais receberão salário mínimo”, “Bayer-Monsanto anuncia indenização mundial” e “Bancos repartirão lucros”.

Há, ainda, o editorial falso de O Globo se desculpando por, pela segunda vez, ter apoiado o golpe. “É preciso deixar claro: apoiamos um novo golpe. Poderíamos lembrar outros casos, como a manipulação eleitoral de 1989 em favor de Collor ou a perseguição ao governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola. Mas o resultado de nossas ações é evidente: a população brasileira perde seus direitos, a economia nacional está sendo destruída, nossas riquezas vendidas e corruptos governam o país”, afirma o texto.

A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com O Globo, que chamou o falso jornal de criminoso. “Trata-se de um crime e será tratado pelo Globo como um crime. O assunto está entregue ao Departamento Jurídico da Infoglobo. O episódio ocorre dias depois de O Globo ter lançado uma grande campanha contra notícias falsas nas redes sociais. Prova que falsificações e mentiras convivem bem em qualquer plataforma. O Globo seguirá denunciando notícias falsas que desviam a atenção das pessoas e as levam a tomar decisões erradas”.

*Colaborou Ana Carolina Rodrigues

*Texto atualizado às 19h05 para incluir o posicionamento de O Globo.

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

14 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

14 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

15 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

15 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

15 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

15 horas ago