Portal Comunique-se

Falta de capital de giro e queda de faturamento preocupam empresários

nutra brasil - topo mega banner

Cerca de 84% dos empresários alertam para a necessidade de capital de giro para poder tocar seus negócios e 52% revelam que o faturamento caiu 52%, se comparado a 2019. Os dados são de pesquisa exclusiva realizada pela Corporate Consulting, especializada em turnaround e reestruturação de empresas. Foram ouvidas 230 companhias, com faturamento entre R$ 60 milhões e R$ 400 milhões. O aumento do endividamento foi citado por 37% dos executivos consultados.

Segundo Luis Alberto Paiva, sócio da Corporate Consulting, os empresários apontam como grandes desafios as margens, hoje insuficientes para manter a atividade em controle, e os passivos, que têm prejudicado o giro. Além disso, destaca o executivo, “os estoques vêm diminuindo, salários e insumos estão aumentando e as taxas de juros estão atingindo patamares muito elevados”. O levantamento da Corporate Consulting também destaca a utilização de componentes com qualidade inferior, a queda de poder de compra por parte dos consumidores, as impossibilidades de extensão nas condições de oferta de produtos e de pagamento dos aluguéis, principalmente nos shopping centers, como preocupações nas corporações.

A pesquisa da Corporate Consulting mostra que os empresários esperam, para superar as dificuldades, uma política de crescimento sustentado, com elevação dos níveis de renda pessoal, redução da carga tributária e um cenário político sem rupturas.

Sem essas medidas para impulsionar as empresas, as saídas apontadas pelos empresários, de acordo com Paiva, são as de buscar auxílio através de programas de proteção judicial, parar de pagar impostos, reduzir o quadro de funcionários e/ou cortar salários e contribuições, e deixar de honrar seus pagamentos a bancos e credores.

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner