Categories: noticias-corporativas

Falta de chuvas atrasa plantio em SP; calagem pede atenção

Rio Claro, SP 24/9/2020 –

O agricultor paulista deve ampliar sua atenção este ano, em razão da estiagem. A previsão de que chuvas mais robustas venham somente a partir de outubro faz com que o plantio de parte das culturas tenha atraso.

“Assim que começar a chover com regularidade o pessoal vai entrar plantando. Com as chuvas, todos os fenômenos se normalizam. A própria correção da acidez do solo se acelera, assim como as adubações minerais se tornam viáveis, pois sem água não há circulação de nutrientes e a vida do solo também fica paralisada”, reforça o engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro, especialista em fertilidade de solo e nutrição de plantas.

A prática da calagem, que é a correção da acidez do solo, reforça a importância do calendário de estações. A primavera começou nesta terça-feira, 22 de setembro, em todo o Hemisfério Sul. No Brasil, a estação também marca o plantio da soja, milho, arroz e feijão, entre várias culturas.

Parte de áreas paulistas tem sido usada para essas culturas. São trechos que antes abrigavam cana e laranja, cuja instabilidade nos negócios afastou produtores. Esse ano, cotações no mercado internacional também são animadoras, como no caso da soja e do arroz.

Junto com a primavera, chega o fenômeno La Niña, cuja expectativa é de menor força e de passagem mais rápida. Técnicos apontam que outubro marcará o início da temporada de chuvas mais intensas no estado. Aí então, as áreas de sequeiro serão tomadas pelo plantio.

Quem usa a irrigação já está plantando, como algumas propriedades paulistas voltadas à soja.

O manejo e o perfil do solo ganham força justamente pelas oscilações no volume das chuvas, mesmo ao longo das estações. Daí a importância do acompanhamento técnico.

“Nossos associados ofertam aos clientes informações que são fundamentais na produtividade e na rentabilidade do negócio. O resultado precisa ser bom pra todo mundo”, afirma João Bellato Júnior, presidente do Sindicato da Indústria de Calcário do Estado de São Paulo (Sindical).

Website: http://sindical.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Burjeel Holdings e Response Plus Medical lançam prêmio de US$ 1 milhão em saúde e bem-estar de energia humana

A Burjeel Holdings, líder em prover cuidados de saúde superespecializados na região do MENA, e…

23 horas ago

O Royalton Chic Barbados Entra para o Autograph Collection Portfolio do Marriott

ST. MICHAEL, Barbados, Nov. 05, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Durante o 2024 World Travel Market…

23 horas ago

ABPT realiza pesquisa sobre sedentarismo durante a BTFF

Levantamento vai avaliar o nível de atividade física e o índice de massa corporal dos…

23 horas ago

Brazil ISG avaliará serviços de inovação digital no Brasil

O relatório futuro da ISG Provider Lens™ estudará as capacidades dos serviços de transformação empresarial…

23 horas ago

Agronegócio Estrondo inicia plantio de braquiária ruziziensi

A expectativa é superar a colheita recorde de julho passado, de 1.000 kg por hectare,…

23 horas ago

Hidrelétricas ajudam na segurança energética do país

As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…

23 horas ago