Faltando cerca de cinco meses para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é natural que algumas preocupações e medos já tenham feito morada no cotidiano dos estudantes que têm se preparado há anos. “Com a proximidade, se afloram os sentimentos de ansiedade. Porém, é muito importante que o candidato respeite suas limitações e evite se cobrar. E a preparação é a chave para o sucesso, para entregar a sua melhor versão, será necessário traçar metas e planejar uma estrutura de estudo condizente com o tempo até a data”, defende o coordenador da Secretaria de Cursos do Colégio Sigma, Robson Lucas Caetano.
Em 13 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no domingo seguinte, 20 de novembro, é a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Robson defende que para o melhor aproveitamento, além dos estudos, alguns comportamentos são fundamentais. Pensando nisso, o professor separou algumas dicas importantes para os estudantes nessa reta final de preparação:
1- Provas de exames de anos anteriores e conteúdos mais frequentes
É muito importante ter acesso às últimas avaliações por permitirem contato com os conteúdos de forma prática. Por meio de simulados e da resolução de exercícios do Enem é possível, inclusive, entender a prova e perceber determinados assuntos que podem ser mais frequentes, entender o estilo da avaliação e ainda controlar o tempo de prova.
2- Rotina, foco e disciplina
Trata-se de um compromisso individual. É fundamental que os candidatos tracem metas e objetivos, mas principalmente, esbocem uma estrutura em que seja possível começar e terminar as predisposições, dentro de suas limitações, para cumprir a missão firmada consigo mesmo.
3 – Saúde mental, descanso e diversão
É fundamental que os jovens não descuidem da saúde mental. Dentro do escopo de organização e planejamento do estudo, é preciso incluir atividades prazerosas e que fomentem a tranquilidade. Sem cobranças, respeitar seu momento e suas limitações. A mente precisa de descanso para assimilar tudo o que foi estudado e recarregar as baterias. E, nos finais de semana, é importante reservar um tempo para passar com a família, com os amigos, para assistir uma série na TV, jogos ou uma soneca; e caso queira ou precise estudar, não utilizar a mesma carga horária da semana.
Iniciativa internacional promove desenvolvimento científico e aproxima estudantes dos dois países da pesquisa espacial
Entre os segmentos analisados em pesquisa da ABF, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação – Food…
Evento será na FESP com o professor Don Louro, especialista em Inteligência Artificial, e Kauane…
Baixa rentabilidade no Rio de janeiro ocasionou a decisão; Hugo Victor, responsável pela Canal Life,…
Com o crescimento de Techfin e a consolidação da frente de Loyalty, companhia atingiu mais…
Hérnia de disco, artrites e artroses, tendinites, lombalgia, lesões nos joelhos e fraturas decorrentes de…