Categories: noticias-corporativas

Farmácias: pandemia acelera digitalização do setor

São Paulo – SP 4/9/2020 –

O isolamento gerado pela pandemia do novo Coronavírus impôs expressivas mudanças ao varejo farmacêutico. Antes dominado pelas vendas físicas, o segmento experimentou a necessidade de se adaptar aos meios digitais e entregas à distância para não sofrer grandes impactos. Prova disso é a redução em vendas físicas de farmácias: em abril, a queda foi de 14% de acordo com levantamento da Linx, empresa líder e especialista em tecnologia para o varejo.

Sem as tradicionais vendas na loja sustentando o negócio, o setor se viu obrigado a fazer uma transição rápida, assim como outros setores do varejo, para sobreviver em meio ao isolamento social e insegurança da população. “Apesar de estarmos acostumados com farmácias menores fazendo entregas por WhatsApp, a operacionalização da venda ainda era física, sem integração de sistemas e o e-commerce não era maioria, nem mesmo foco, do setor farmacêutico”, explica Rodrigo Vieira, diretor do segmento de farmácias da Linx. Já apontando os efeitos da rápida digitalização do setor, dado IQVIA também mostra que mais de 1/4 (28%) das vendas totais das farmácias do primeiro semestre de 2020 foram por lojas online.

Para evitar o prolongamento da crise e queda nas vendas, os negócios de medicamentos precisaram migrar rapidamente para o ambiente online. As pequenas e médias farmácias começaram a correr contra o relógio para manter seu lugar no mercado e se aproveitaram de soluções rápidas para montar lojas online interligadas aos principais marketplaces e com catálogos pré-definidos – economizando tempo de registro de produtos –, desenvolver aplicativos com interface intuitiva e disponibilizar estrutura para pagamentos à distância. Observando alta expressiva na transição de farmácias para o ambiente online, a Linx anunciou parceria em abril com a B2W para integrar lojas virtuais dos clientes aos principais marketplaces, como Americanas, Submarino e Shoptime.

O investimento em digitalização não será perdido após a pandemia. Vieira pontua que a porcentagem de vendas digitais girava em torno de 5% a 6% em todos os setores do mercado antes do isolamento social, mas deve chegar aos 10% ainda esse ano por consequência da rápida mudança na dinâmica do mercado e mentalidade do cliente. O novo modelo valerá também para o varejo farmacêutico, com as vendas online trazendo comodidade aos consumidores, que cada vez mais buscam formas rápidas e otimizadas para comprar. “Unindo serviços simples e rápidos com um sistema seguro, as farmácias que se digitalizarem nesse momento de pandemia e encararem o e-commerce como parte fundamental do negócio deverão ter vantagem no mundo pós pandemia”, finaliza.

Website: https://www.linx.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

10 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

10 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

10 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

10 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago