Categories: Comunicação

Fernando Holiday tem caixa 2 revelado e se coloca como vítima de fake news

Integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e vereador paulistano pelo DEM, Fernando Holiday quer fazer o público acreditar que ele está sendo vítima de ação orquestrada por um veículo de comunicação vinculado à “extrema esquerda”. O espaço que na visão do político propaga tal ação é o BuzzFeed News BR. Na segunda-feira, 13, o site revelou – com documentos e depoimentos de personagens – que o manifestante-parlamentar fez uso de caixa 2 durante a campanha eleitoral de 2016.

Assinada pelos repórteres Tatiana Farah e Severino Motta, a reportagem do BuzzFeed News informa que a equipe responsável pela campanha de Holiday no ano passado “pagou em dinheiro vivo e não declarou gastos com cabos eleitorais na reta final” do pleito em que o membro do MBL conquistou uma vaga na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Ao todo, 26 pessoas teriam sido beneficiadas com o ato. Além dos dados e documentos levantados pela dupla de jornalistas, a matéria do site conta com áudios em que uma cabo eleitoral explica como a panfletagem – paga sem prestação de contas à Justiça Eleitoral – era feita. O texto jornalístico apresenta, ainda, depoimentos de quem trabalhou em prol da eleição de Holiday.

Horas depois de a reportagem do BuzzFeed News ser publicada, o vereador filiado ao DEM se posicionou. Em vídeo de três minutos divulgado em sua página no Facebook, ele reclama, mas não desmente nenhuma das informações apuradas pelos dois repórteres do site. Na tentativa de se colocar como vítima, Holiday responde um internauta – que prestou solidariedade em comentário no post – dizendo que o veículo online trabalhou para “assassinar reputações” (apesar de a matéria estar baseada em documentos e depoimentos). Apesar do discurso, ele tentou assassinar a reputação de Tatiana Farah. Sem noção do ridículo, chegou a divulgar imagem de outra reportagem produzida por Tatiana – em que repercute declaração de Guilherme Boulos – como “prova” de que ela seria uma jornalista que apoia o PT e o Psol.

Com a tática virtual de valorizar afirmações positivas a seu respeito, Holiday tem respondido somente parte dos internautas. Porém, mesmo na postagem em que disparou críticas vazias contra o BuzzFeed News e a repórter Tatiana Farah, há internautas que questionam o trabalho do vereador paulistano. “Eita. Caixa 2 é novo jeito [de se fazer política]?”, pergunta um usuário. “Sério que vai adotar este mimimi vitimista? Esperava que você provasse que pagou com caixa 1. Cadê os comprovantes?”, pontua outra pessoa. Confiante na apuração feita, o BuzzFeed se limitou a analisar que, em sua resposta, o integrante do MBL “não explica pagamentos em dinheiro”.

Fernando Holiday – matérias relacionadas

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

15 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

15 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

15 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

15 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

15 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

15 horas ago