Portal Comunique-se

Festival Coop+ revela o dinamismo do Cooperativismo Financeiro

Palestras, workshops e uma maratona de colaboração integram o evento online,
realizado pela Confebras e o Grupo Anga nos dias 17 e 18 de junho

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Brasília-DF 16/6/2020 – Esse evento online é uma oportunidade para que todos conheçam o potencial do cooperativismo.

Dois dias de programação gratuita, totalmente voltada ao Cooperativismo Financeiro. Essa é a proposta do Festival Coop+, promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e o Grupo Anga, nos dias 17 e 18 de junho. O evento apresenta palestras e workshops com grandes nomes de referência nacional e internacional e iniciativas inéditas para atrair a plateia em meio à retomada lenta da economia. As vagas para o Festival Coop+ são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo site www.ahoradocooperativismo.com.

“O protagonismo do Cooperativismo Financeiro diante do novo cenário econômico” será o tema da palestra de abertura com o presidente do Sicoob SaromCredi, João Carlos Leite, às 10h do dia 17. Na sequência, “Inovação na crise” e “Mulheres no Cooperativismo Financeiro” serão temas dos workshops em salas simultâneas, a partir das 15h. Um dos pontos altos do evento acontece às 19h, momento em que quatro cases selecionados pela Curadoria da HSM Management serão apresentados com o objetivo de compartilhar as boas práticas implementadas pelas cooperativas em meio ao contexto de crise. Na ocasião, também será lançado o e-book que reunirá algumas iniciativas selecionadas.

AGENTE NA RETOMADA ECONÔMICA

A visão coletiva de futuro estará em pauta no encerramento do evento no dia 18, a partir das 19h, com a palestra sobre o “Cooperativismo Financeiro como agente de retomada da economia brasileira”. Mediada pela editora executiva da HSM Management, Gabrielle Teco, contará com a participação dos Sistemas Cresol, Unicred, Sicoob, Ailos e da Cooperforte, a última representando as cooperativas não filiadas a Centrais.

Uma atração inédita está programada para acontecer em paralelo. Trata-se da ação Hackathon Coop+, que visa promover a colaboração entre cooperativas de crédito. Sob o tema “Como a intercooperação pode alavancar o cooperativismo nesse cenário?”, os participantes irão mergulhar na temática e discutir a realidade e o futuro do cooperativismo no dia 18. Ao final da maratona, as equipes irão propor ideias e as melhores soluções terão direito a uma premiação.

Segundo o presidente da Confebras, Kedson Macedo, “o movimento cooperativista tem como base a economia solidária e social, podendo protagonizar o processo de recuperação pós-pandemia por meio do acesso ao crédito, das ações sociais para toda a comunidade e a partir da educação financeira. Esse evento online é uma oportunidade para que todos conheçam o potencial do cooperativismo”, afirma.

O Festival integra uma série de ações da Confederação neste ano, que se reinventou durante a pandemia e criou produtos virtuais e gratuitos para o público em geral e não apenas ao meio cooperativista. Destacam-se a websérie de vídeos, podcasts e webinars do projeto ConectCoop com a visão de experts de vários setores, o projeto Leitura Cooperativista, com a liberação de conteúdos específicos de obras cooperativistas, e o programa CooperaEduca em Casa, com vídeos, jogos e dicas de educação financeira para os internautas mirins. O evento conta com o apoio da Cresol Confederação, Sicoob Confederação e Bancoob, Sicoob Central Cecresp, Tokio Marine Seguros, Central Ailos, CNAC, Cooperforte, FGCoop e HDI Seguros.

Há 34 anos a Confebras representa o Cooperativismo de Crédito no Brasil e atualmente reúne três confederações filiadas, uma federação, 17 centrais, 17 singulares diretas, 492 cooperativas de crédito filiadas indiretamente e mais de 6,1 milhões de associados indiretos em todo o País.

Website: http://www.confebras.coop.br

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner