Filmes brasileiros batem recorde de lançamentos em 2016 e impulsionam mercado

Com 143 filmes, o cinema brasileiro registrou recorde de lançamentos em 2016, alcançando um desempenho que contribuiu para o crescimento da bilheteria total no ano. O resultado foi divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) no Informe Preliminar de Acompanhamento de Mercado, que contém os números do segmento de exibição em 2016.

Os filmes nacionais lançados no ano passado venderam 30,4 milhões de ingressos, o que representa o melhor resultado desde 1984. De acordo com o informe da Ancine, cresceu também a participação do público dos filmes nacionais em relação ao total de espectadores, atingindo 16,5%, ante 13% no ano anterior.

Os dados da Ancine demonstram ainda que, em meio à crise econômica no país, o mercado de cinema continua em expansão. Os 184,3 milhões de bilhetes vendidos ao longo de 2016, gerando uma receita de R$ 2,6 bilhões, representam crescimento real pelo oitavo ano consecutivo, com taxas muito expressivas nos dois últimos anos, apesar da recessão.

Segundo a Ancine, a expansão e modernização do parque exibidor brasileiro é um dos principais fatores do bom desempenho no mercado. O ano terminou com 3.168 salas em funcionamento, mantendo a expansão acima da média dos últimos cinco anos e incorporando novas cidades ao serviço de cinema.

Para o Brasil, 2016 foi também o primeiro ano de operação do parque exibidor quase integralmente digitalizado, o que ajudou a elevar a bilheteria e a participação dos pequenos cinemas. “Desde 2009, temos crescimento real do mercado de salas de cinema, apesar das oscilações da conjuntura econômica do país. Isso mostra a força do cinema na vida dos brasileiros, e o empenho das distribuidoras e dos exibidores”, comentou o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Campeões de bilheteria

Entre os filmes nacionais, 23 tiveram mais de 100 mil espectadores, 13 mais de 500 mil e sete venderam mais de 1 milhão de bilhetes. O filme nacional recordista de bilheteria foi a produção de temática bíblica Os Dez Mandamentos, com mais de 11,3 milhões de espectadores, superando até o estrangeiro mais bem colocado, Capitão América – Guerra Civil, visto por de 9,6 milhões de pessoas.

Mesmo tendo estreado no fim de dezembro, a comédia Minha Mãe É uma Peça 2 alcançou a segunda posição no ranking dos filmes brasileiros mais vistos em 2016. Em apenas duas semanas, o filme, que continua em cartaz, foi o 13º com maior público do ano, com 4 milhões de ingressos vendidos.

Repórter da Agência Brasil: Paulo Virgílio
Edição: Luana Lourenço
Compartilhe
0
0
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

Conjunto penal de Itabuna lança livro produzido pelos internos

Resultado de uma Oficina Literária, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça da Bahia,…

5 minutos ago

MPD Engenharia apresenta embaixadores da marca

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação, anuncia parceria…

32 minutos ago

Conjunto penal de Itabuna lança livro produzido pelos internos

Os internos, por meio desta obra, compartilham suas experiências, reflexões e perspectivas

34 minutos ago

MPD Engenharia apresenta embaixadores da marca

Quatro influenciadores digitais especialistas do setor imobiliário promoverão produtos da empresa para o Centro-Oeste, Sul,…

37 minutos ago

Relatório aponta dados sobre investimentos na indústria

Conforme informado no Panorama da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no relatório Investimentos na Indústria,…

1 hora ago

Congresso de ESG já tem mais de 150 palestrantes confirmados

O Congresso Nacional de ESG já conta com mais de 150 palestrantes confirmados. Entre os…

3 horas ago