Finanças em ordem – artigo de Luiz Gonzaga Bertelli

Apesar do alto índice de desemprego, grande parte das empresas sente dificuldade em contratar profissionais qualificados para atuar na área de finanças. É o que aponta estudo da empresa de recrutamento Robert Half: 55% das organizações ouvidas reclamam da falta de opções na hora de contratar. Apenas 10% dos diretores financeiros não relatam problemas. Historicamente, a oferta de profissionais no setor sempre foi escassa. Mas a situação agravou-se com a crise econômica, que dificulta a movimentação de especialistas entre as empresas. Como o setor é estratégico durante períodos de crise, a demanda pela área cresce e as empresas sentem mais dificuldades.

Outra questão abordada na pesquisa está relacionada à formação dos candidatos. Antes as companhias reuniam profissionais especializados em áreas específicas como tributos, auditoria e controladoria. Com o agravamento econômico e a alternativa de enxugar os quadros, as organizações querem colaborador completo, que tenha visão mais ampla para atuar em várias áreas.

Para trabalhar com finanças, o profissional precisa ter aptidão para seguir normas, atuar o tempo todo sob pressão e trazer resultados a curto prazo. Cursos de especialização e MBAs no Brasil e no exterior são cada vez mais exigidos para altos executivos do setor.

Uma alternativa para criar ambiente favorável à formação de novos talentos está no desenvolvimento da educação financeira entre os jovens. Uma pessoa ciente dos conceitos e da importância de gerir as finanças pessoais terá mais condições de se interessar e aprofundar-se no tema. Na semana passada, o CIEE promoveu a Semana de Educação Financeira, em parceria com o Banco Central, com o objetivo de estimular os jovens e seus familiares para a consciência sobre a gestão dos orçamentos. O programa contou com espetáculos de teatro, palestras de conscientização, exposição e treinamentos de instrutores. Dessa forma, o CIEE acredita estar ajudando às novas gerações a assumir postura mais saudável em relação às finanças e, quem sabe, abrir oportunidades para a formação de novos talentos no setor.

*Luiz Gonzaga Bertelli. Presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

SLB OneSubsea e Subsea7 ganham contrato integrado para o projeto Bestla da OKEA no Mar do Norte

Notícias regulatórias: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240507580189/pt/SLB OneSubsea…

3 minutos ago

Blackstone nomeia Philip Sherrill como chefe global de Seguros

A Blackstone (NYSE:BX) anunciou hoje a nomeação de Philip Sherrill como chefe global de Seguros.…

23 minutos ago

No Brasil, 43% das empresas pretendem contratar no 2º tri

A Pesquisa de Expectativa de Emprego, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, líder…

1 hora ago

Webinar aborda adoecimento de idosos em Cuidados Paliativos

O Comitê de Geriatria e Gerontologia, com o apoio do Comitê de Psicologia da Academia…

1 hora ago

No Brasil, 43% das empresas pretendem contratar no 2º tri

O Brasil ocupa a 18ª posição no ranking global entre os países que mais pretendem…

1 hora ago

Webinar aborda adoecimento de idosos em Cuidados Paliativos

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares…

2 horas ago