Flip começa com homenagem a Hilda Hilst

Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta semana. Edição 2018 do evento contará com homenagem a Hilda Hilst e outras escritoras

Nesta próxima quarta-feira, 25, os olhos dos amantes da literatura, se voltam para a cidade de Paraty. Na abertura da Flip, às oito da noite, a cantora Jocy de Oliveira e da atriz Fernanda Montenegro homenageiam a escritora Hilda Hilst.

A décima sexta edição do evento conta com 33 autores convidados, 17 mulheres e 16 homens, brasileiros e estrangeiros, no programa principal. A curadora do evento, Joselia Aguiar, detalha o que marca a Flip neste ano.

Apesar dessa marca, o evento não abre mão de tratar temas políticos, como no caso de uma mesa que reúne a brasileira Djamila Ribeiro e a argentina Selva Almada, que discutem como a literatura tem interferência na realidade pessoal e na sociedade ao discutir temas como o feminicídio.

Questões raciais, sociais e políticas também tem lugar em outros pontos da programação, como na mesa com o escritor congolês Alain Mabanckou, ou com o carioca Giovani Martins, nascido na periferia do Rio.

Leia mais:

A estrutura física para a Flip está diferente neste ano, com uma nova tenda para 500 lugares na Praça da Matriz. Um auditório também na praça com entrada gratuita e capacidade para 700 pessoas onde vão ser transmitidas em telão  as mesas da programação principal continua nesta edição.

O prefeito de Paraty, Casé Miranda, destaca a reabertura de um cinema público na cidade durante a Flip e aponta que Paraty já está preparada para receber os cerca de 20 mil turistas esperados.

A Flip vai até o dia 29 de julho. Paralelamente à mesa principal do evento, a Flipinha, dedicada ao público infantil, a Flipzona, com atividades culturais e de tecnologia, a Flip Mais, e a Off Flip, organizada por produtores independentes oferecem centenas de atividades gratuitas e para todas as idades, além da programação gratuita nas casas parceiras.

***** ***** ***** ***** *****

Reportagem: Raquel Júnia

Compartilhe
0
0
Radioagência Nacional

Criada em 2004 e disponibiliza, de forma gratuita, conteúdos produzidos pelas emissoras de rádio da EBC e pelas rádios públicas parceiras, entre reportagens, entrevistas, programetes e spots. Os áudios são utilizados por mais de 3 mil emissoras cadastradas, entre rádios comunitárias, públicas e privadas.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

15 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

15 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

15 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

15 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

15 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

15 horas ago