O programa gratuito do Estadão será realizado de setembro a dezembro de 2018. Os interessados têm até 31 de julho para se candidatar
Estudantes do último ano de jornalismo de todo o Brasil e recém-formados já podem se inscrever no 29º Curso Estado de Jornalismo, uma parceria entre o Estadão e a Universidade de Navarra. A oportunidade oferece aos aprovados aulas teóricas de política, economia, filosofia, direito, ética e português, e módulos práticos com palestras e coletivas especiais.
O Estadão informa que os profissionais formados em 2016 e em 2017 podem participar da seleção. Para se candidatar, basta acessar este link, preencher com as informações e participar das provas onlines. O prazo máximo é 31 de julho.
O processo
A seleção tem duas etapas. A primeira é online e pede para que o candidato passe informações curriculares, além da justificativa para o interesse no programa. Há, ainda, testes de conhecimentos gerais, português e inglês. O Estadão informa que esta parte da prova não pode ser interrompida. Ou seja, uma vez iniciada, o candidato não terá de finalizar, sem chance para pausas. É ideal escolher um lugar calmo para realizar a candidatura.
Deste processo, o time responsável pela seleção vai divulgar o nome de 90 candidatos aprovados para a segunda etapa, que é presencial e está agendada entre os dias 21 e 24 de agosto. Os aprovados terão um dia de atividades no jornal. Na ocasião, ele vão fazer prova de conhecimentos gerais e português, além de escrever uma reportagem. No intervalo após o almoço, vão conhecer a redação e outras áreas do Grupo Estado. E, à tarde, participam de um processo de entrevista.
O curso Estado de Jornalismo, que é patrocinado pela Philip Morris, já recebeu mais de mil profissionais. Além das atividades previstas, os alunos aprovados terão acesso a diversas áreas do Grupo Estado. Além disso, no final da experiência, o grupo vai produzir reportagem especial multimídia, com tema escolhido pela turma. O material será veiculado no portal do Estadão.
Leia mais
- Congresso tem palestras para jornalistas-empreendedores
- Amazon e Editora Record criam premiação de livrorreportagem
- Fundação oferece 50 mil dólares para projetos de mídia