O presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou em Plenário na terça-feira, 8, mudanças na comunicação, com o início da transmissão da nova programação da TV Senado e o lançamento da nova RadioAgência, da Rádio Senado. As mudanças introduzidas visam ao aperfeiçoamento dos veículos de comunicação.
A nova grade da TV privilegia a participação de parlamentares para que todos senadores possam apresentar seus pontos de vista e debater seus projetos. O objetivo é permitir que o público tenha à disposição o conteúdo de toda a atividade legislativa, direto da fonte.
Com a nova programação, informou Eunício Oliveira, a TV Senado passa a ter pelo menos quatro horas de jornalismo diário, pela manhã e à noite, logo após as sessões plenárias, detalhando tudo que acontece no Senado. Para isso foram idealizados novos programas e modernizado o estúdio de entrevistas, sem qualquer custo adicional.
Eunício explicou que além de usar materiais reciclados na construção do estúdio, a Secom contou com a criatividade das equipes que compõem o Sistema de Comunicação dessa Casa.
O presidente do Senado observou que as mudanças ficarão mais claras a partir desta semana e lembrou que, ao assumir a Presidência do Senado, comprometeu-se em presidir a Casa democraticamente, com todos os senadores, independentemente de partido.
“Conversando com várias senadoras, com vários senadores, entendi que era preciso continuar o aperfeiçoamento dos diversos veículos de comunicação do Senado. Algumas dessas mudanças na Secretaria de Comunicação ficarão mais claras, a partir de agora para que esta Casa possa se apresentar à sociedade brasileira, sem exceções ou sem preferências”, afirmou.
A diretora da Secom, Angela Brandão, ressaltou a importância da mudança não apenas para o Senado, mas para todos os cidadãos. “Para que a sociedade possa acompanhar de perto o trabalho de todos os senadores e de todas as senadoras. Essa foi orientação do presidente do Senado, Eunício Oliveira, e que nós abraçamos com muita alegria. Agora são quatro horas no mínimo de jornalismo diário, de segunda a sexta-feira, na TV Senado, pra explicar para sociedade da forma mais didática, mais atraente, mais interessante possível, tudo que acontece aqui no Senado e que de alguma forma repercute diretamente na vida de cada cidadão, cada cidadã”, explicou.
Entre as novidades, já estão no ar dois novos programas da TV Senado. O ‘Salão Nobre’, exibido às 20h de quinta-feira, tem 30 minutos de duração e discute temas de relevância nacional com líderes partidários, presidentes das comissões, autores e relatores dos projetos. E no ‘Assunto de Estado’, na segunda-feira, às 20h, também com 30 minutos, os senadores são entrevistados sobre questões da agenda de seus estados.
A TV Senado também estreia novo visual, novos cenários, novos horários, e mais tecnologia nos estúdios, com transmissão 100% digital, em formato wide screen 16:9, que assegura melhor imagem para os telespectadores.
A nova RadioAgência Senado, que amplia o serviço que já era prestado pela Rádio Senado, estará no ar a partir da próxima semana e vai disponibilizar gratuitamente, pela internet, programas, entrevistas e notícias, inicialmente para mais de 2.500 emissoras de rádio em todo o Brasil. A expectativa, afirmou, Eunício Oliveira, é de que esse número aumente.
“Este número, eu tenho certeza, é um número que tende a crescer. Mas tudo isso só faz sentido na medida em que, realmente, contemple o trabalho de todos os senadores e de todas as senadoras”, disse.
Angela Brandão acrescenta que a nova RadioAgência permitirá a aproximação com as demais emissoras de rádio do país, dando mais transparência para o que acontece na Casa. “A gente passa a ter espaço exclusivo de relacionamento do Senado com emissoras de rádio do país inteiro. E agora tendo esse relacionamento exclusivo com elas, o potencial de uso do nosso material por essas rádios aumenta muito. E para nós isso é dar mais transparência ainda para o trabalho parlamentar”.
Os senadores elogiaram as mudanças anunciadas pelo presidente Eunício Oliveira. Para o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) os veículos de comunicação do Senado são ferramentas importantes para os senadores apresentarem o trabalho que realizam.
O senador Wellington Fagundes (PR-MT) ressaltou que a Secom está dinamizando e democratizando a participação de todos os senadores. Ele contou que esta semana, em parceria com a TV Assembleia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a TV Senado transmitiu o seminário sobre a BR-163, realizado pela Comissão Senado do Futuro e Comissão de Desenvolvimento Regional em Cuiabá, e destacou a importância da presença da emissora nos estados.
“É uma oportunidade também de que a comunicação aqui da Casa, indo aos estados, indo ao interior, também tenha oportunidade de mostrar a realidade de todo o Brasil”, afirmou, após parabenizar toda a equipe da Secom.
Ao cumprimentar o presidente do Senado pelo anúncio, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) considerou as mudanças extremamente positivas, porque “democratizam a possibilidade de os parlamentares divulgarem seu trabalho em todo o país”.
Para o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), o trabalho “moderno, contemporâneo e progressista” reflete a atual direção da Secom do Senado Federal. Já o senador Lasier Martins (PSD-RS) ressaltou o entusiasmo que verifica na nova direção da secretaria.
“É uma nova era em que está entrando a TV Senado, que a cada dia alcança maior repercussão, maior audiência em todo o Brasil”, afirmou Lasier Martins.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…