Folha de S. Paulo é condenada por omitir nome de jornalista em reportagem premiada

A Folha de S. Paulo foi condenada por danos morais por omitir nome da jornalista e diagramadora Renata Maneschy como coautora da premiada reportagem Boyhood Bolsa Família. O especial veiculado em 2015 foi vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo como a “Melhor Contribuição para Imprensa” no ano e, em seguida, conquistou o Grande Prêmio Folha.

A decisão de condenar o veículo de mídia foi da juíza Daniela Mori, da 89ª Vara do Trabalho de São Paulo. De acordo com a magistrada, “não pode um meio de comunicação de notória importância no país, deturpar a verdade dessa forma”. Assim, ficou decidido que o impresso deve pagar R$ 30 mil pela conduta e corrigir os arquivos e registros do jornal para constar a informação de que Renata participou da reportagem especial Boyhood Bolsa Família, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O advogado da jornalista, Kiyomori Mori, explica que a comunicadora estava creditada na produção jornalística, porém, após ser demitida, teve seu nome retirado do especial. “Lembra Stalin, que manipulou fotos históricas para apagar o protagonismo do seu ex-companheiro Trotsky na Revolução Russa de 1917, somente porque se tornaram desafetos”, avalia o advogado.

A sentença também mencionou o ponto de o nome da jornalista ter sido retirado somente depois da demissão. “A ré (Folha) mencionou o nome da autora e depois, sem justificativa, não mais mencionou. Altera, dessa forma, a verdade dos fatos. Fatos importantes porque a reportagem recebeu, ao menos, dois prêmios. Conduta, no mínimo, reprovável num importante veículo cujo objeto é a informação”.

A reportagem do Portal Comunique-se tentou falar com a Folha para entender o que aconteceu e o motivo de o nome da jornalista ter sido omitido logo após seu desligamento, mas ainda não obteve retorno. Ao acessar o especial na internet (que pode ser visto neste link), o nome da Renata já retornou para os créditos como responsável pela edição de arte do especial.

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

11 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

11 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

11 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

11 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

11 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

12 horas ago