Folha de S. Paulo passa a ter uma mulher no comando da redação

Jornal paulistano segue sendo liderado por integrante da família Frias. A diferença é que o mais alto posto da redação da Folha passa ser ocupado por uma mulher: Maria Cristina Frias

A jornalista Maria Cristina Frias é a mais nova diretora de redação da Folha de S. Paulo. A informação, que era cogitada desde a morte de Otavio Frias Filho, foi confirmada por meio de nota publicada na versão impressa do jornal na quarta-feira, 29. Com a movimentação, o diário paulistano segue tendo um membro da família Frias no posto. Representa, porém, a primeira vez em que uma mulher ocupará o principal posto do jornalismo da marca.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a nova diretora de redação da Folha de S. Paulo é pós-graduada em finanças pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Na imprensa, passou por outros veículos além do impresso controlado por sua família, onde trabalha desde 2000. Foi repórter do SBT e da TV Globo. Como comentarista de economia, colaborou com Band e o – hoje extinto – Canal 21.

Na Folha, antes de se tornar diretora de redação, Maria Cristina Frias atuou como editora da área de opinião, conforme informa o Portal dos Jornalistas. Anteriormente, foi repórter de educação, editorialista e tradutora. Mesmo nomeada como diretora de redação, ela segue, por ora, assinando a coluna ‘Mercado Aberto’. O espaço, com destaque no impresso e online, lida com informações relacionadas à economia. A coluna é publicada pelo jornal desde 2009.

Maria Cristina Frias é a nova diretora de redação da Folha de S. Paulo (Imagem: reprodução/Propmark)

Desde que começou a assinar a coluna ‘Mercado Aberto’, a jornalista conquistou relevância na cobertura econômica. Ela foi indicada de forma seguida ao Prêmio Comunique-se na categoria ‘Economia – Mídia Escrita’. Em 2017, por exemplo, apareceu no top 10 da disputa. Em 2015 e 2016, também chegou a ser indicada na categoria ‘Colunista – Mídia Escrita’. Fora a presença no “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, venceu a divisão bens de capital do Prêmio Especialistas.

Mulheres e executivas de redação

Maria Cristina Frias passa a responder como diretora de redação da Folha de S. Paulo no período em que mulheres estão se destacando como executivas de veículos de comunicação. A julgar pelo Prêmio Comunique-se, a divisão reservada aos gestores da imprensa teve três representantes do time feminino como vencedoras nos últimos quatro anos. Então na CBN, Mariza Tavares conquistou a premiação em 2015. Em 2017, a vitória foi de Sheila Magalhães, da BandNews FM.

Neste ano, novamente uma mulher levará a melhor em ‘Executivo(a) de Veículo de Comunicação’ do evento. Apesar de a lista de ganhadores ainda não ter sido divulgada, o que ocorrerá somente na noite de 11 de setembro,  é possível fazer tal afirmação com base nos nomes que aparecem na disputa. A categoria tem como finalistas Manuela Barem (Buzzfeed BR), Thays Freitas (Rádio Bandeirantes) e Vera Brandimarte (Valor Econômico).

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Workshop com o ator da Globo prepara atores para o cinema

O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…

15 horas ago

Faculdade de medicina promove 2ª Conferência do SUS

A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…

15 horas ago

EcoRodovias busca ampliar pessoas negras na liderança

EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…

15 horas ago

Coenzima Q10 pode melhorar a energia e vitalidade

A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…

15 horas ago

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago