Portal Comunique-se

Folha promove treinamento exclusivo para pessoas negras

Folha promove treinamento exclusivo para pessoas negras
Primeira turma do treinamento destinado a pessoas negras da Folha de S. Paulo. (Imagem: divulgação).

Programa receberá inscrições até 18 de fevereiro

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

A Folha de S. Paulo está com inscrições abertas para o “66º Programa de Treinamento em Jornalismo Diário”. Pela segunda vez, a iniciativa conta com uma edição destinada exclusivamente para pessoas negras. As candidaturas podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro.

Leia mais:

Ao se tornar direcionado especificamente a pessoas negras, o programa assumiu um novo significado para o veículo de comunicação, indo além da seleção e desenvolvimento de talentos do jornalismo. Essa é uma forma encontrada para ampliar a pluralidade na equipe e contribuir com a mudança de padrões tradicionalmente reproduzidos na imprensa, segundo texto de divulgação.

Ao longo de três meses, os candidatos selecionados para a segunda turma do programa de trainee da Folha irão dedicar meio período diário para a iniciativa. Serão realizadas atividades remotas e presenciais, com aulas importantes para o trabalho na redação e a produção de um projeto que será publicado em caderno especial. Algumas áreas de conhecimento contempladas serão práticas de jornalismo, língua portuguesa, direito e economia, segundo texto de divulgação.

Em sua primeira edição, o treinamento criado em 2021 resultou na contratação de 15 pessoas para a equipe da Folha e duas para o UOL. A turma contou com 18 participantes, escolhidos entre 2.388 candidatos.

“Quando a gente vê oportunidades, por exemplo, na Folha, às vezes não tem nem coragem de se inscrever achando que não é para a gente estar ali. Então o programa de treinamento para pessoas negras é algo que diz: esse lugar é seu, participa”, declarou a ex-participante e repórter, Paola Ferreira Rosa, à Folha de S. Paulo.

Como participar

Para participar do processo seletivo, serão aceitas candidaturas de pessoas graduadas ou estudantes de qualquer área de conhecimento, que passarão por uma prova. O critério de cor utilizado pela empresa de comunicação é a autodeclaração. As inscrições são feitas por meio do site da Folha, até o dia 18 de fevereiro.

Compartilhe
0
0

Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner