Categories: Comunicação

Formar uma OSC carece de regularização adequada

As Organizações da Sociedade Civil (OSC) são categorizadas como entidades sem fins lucrativos que trazem o objetivo de para transformações mediante a promoção de direitos sociais, conscientização socioambiental e combate à exclusão social. Para manter-se ativa, as OSC precisam manter regularização adequada, parcialmente descrita pela Lei Nº 13.019, de 2014.

Neste contexto jurídico, é necessário seguir uma série de prescrições, até para depois viabilizar a busca por recursos – algo essencial para a manutenção da entidade. O primeiro passo é definir o objetivo da OSC, ou seja, o que ela pretende alcançar através do seu trabalho.

“Uma OSC deve começar por definir os pontos fundamentais para sua organização”, explica o advogado Tomáz de Aquino Rezende, cujo escritório é especializado em assistência jurídica voltada para entidades jurídicas sem fins lucrativos.

Isso passa pela construção do estatuto social que determina a existência da OSC, e por isso é um documento fundamental; definição de uma estrutura orgânica (diretoria, conselhos e outros), da sua sede e pela definição da personalidade jurídica da OSC, a qual poder ser uma Associação, Fundação ou Organização Religiosa.

“O estatuto social é o que determina a governança da OSC, e por isso é um documento fundamental. Lá estão informações como o nome da entidade, seus objetivos, a estrutura de administração e até as circunstâncias em que ela poderá ser dissolvida ou um membro destituído. Além disso, é preciso que todas as reuniões sejam registradas em ata, incluindo a de fundação”, orienta o jurista.

Tomaz de Aquino orienta que o estatuto e a ata devem em seguida ser registrados em cartório. “Há pessoas que fazem trabalhos incríveis em favor de alguma causa nobre, mas que ainda não estão formalizadas. Elas não têm ideia do quanto a formalização pode contribuir para o trabalho que já desempenham, o quanto isso é capaz de trazer recursos e outras formas de apoio para alcançarem resultados ainda maiores. É gratificante ver que muitas OSCs saem de boas ideias iniciadas nos quintais de casa e logo ganham corpo, força e representatividade”, afirma o advogado Tomáz de Aquino.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

GlobalLogic anuncia mudança de liderança: Srini Shankar designado Presidente e Diretor Executivo

A GlobalLogic Inc., uma empresa do Grupo Hitachi e líder em Engenharia Digital, anunciou hoje…

1 dia ago

Ronald S. Lauder deixará o Conselho de Administração da The Estée Lauder Companies

Eric Zinterhofer junta-se ao Conselho de Administração da Empresa

1 dia ago

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a concessão de um contrato de US$ 43 milhões na região do Oriente Médio

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje que recebeu uma carta formal de…

1 dia ago

Indústria prevê alta produtividade com IA

Estudo da Consultoria Staufen mostra que 81% das empresas entrevistadas acreditam que a IA e…

1 dia ago

Oito dicas de lanches para serem consumidos neste verão

Lanches saudáveis e proteicos são opções práticas e nutritivas para momentos fora da rotina

1 dia ago

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a nomeação de Ibrahim Jaham Al Kuwari para o seu conselho de administração

Membro do conselho da Perma-Pipe, Cynthia Boiter, apresenta sua renúncia e o presidente Jerome T.…

1 dia ago