Fórum discute função da imprensa na era da pós-verdade

O Papel da Mídia Brasileira na era da Pós-Verdade. Esse é o tema do próximo evento organizado pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner). Com a proposta de discutir o atual momento da imprensa nacional e a disseminação de informações falsas, as chamadas fake news, o encontro será realizado na manhã de 4 de abril (terça-feira), em São Paulo.

Contando com profissionais da imprensa e representantes de entidades jornalísticas, o evento da Aner será dividido em sete painéis:

  1. A importância do conteúdo de credibilidade na chamada Era da Pós-Verdade e o protagonismo da Aner nessa discussão – com Fábio Gallo, presidente da Aner;
  2. O significado da Pós-Verdade para o jornalismo e a mídia brasileira: como convencer a sociedade de que é preciso traçar uma linha entre fatos e boatos (ou mentiras) – com Carlos Eduardo Lins da Silva, jornalista e acadêmico;
  3. Talk show – com João Gabriel de Lima, diretor de redação da revista Época, entrevistando Carlos Eduardo Lins da Silva;
  4. Reformas estruturais e desinformação – Marcelo Caetano, secretário nacional de Previdência Social;
  5. O consumo de informação em tempos de Pós-Verdade. Por que as pessoas acreditam e disseminam notícias claramente falsas? Os males de uma sociedade que acredita em mentiras – com Luiz Felipe Pondé, filósofo, comentarista do ‘Jornal da Cultura’ e colunista da Folha de S. Paulo;
  6. Pós-Verdade e democracia. O que está por trás da onda de ataques ao jornalismo e do surgimento da indústria de falsas notícias – com Eugênio Bucci, professor universitário;
  7. As redes sociais, a imprensa e o combate aos mercadores de mentiras – com a jornalista Mônica Waldvogel entrevistando Fábio Gallo e Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Depois das palestras e entrevistas, o ex-presidente da Aner e diretor-geral da Editora Globo (revistas) e da Infoglobo (jornais), Frederic Kachar será o responsável por encerrar o evento.

“A era da pós-verdade marca o período sombrio em que vivemos, no qual fatos objetivos são menos influentes do que apelos à emoção e crenças pessoais. É crucial desmascarar essa fraude na comunicação em prol do apreço pela legitimidade, credibilidade e ética rigorosa premente do jornalismo”, alerta Fábio Gallo.

Fórum sobre pós-verdade: inscrições

As inscrições para o O Papel da Mídia Brasileira na era da Pós-Verdade estão abertas. O público interessado no evento deve preencher formulário no site da Aner ou enviar e-mail para aner@aner.org.br. Informações também podem ser repassadas pelo telefone 11 3030-9390.

Serviço: O Papel da Mídia Brasileira na Era da Pós-Verdade

Quando: 4 de abril de 2017 (terça-feira)
Horário: das 8h30 às 13h
Onde: Hotel Tivoli Mofarrej (Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César – São Paulo/SP)

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

2 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

2 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

2 horas ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

1 dia ago