Portal Comunique-se

Franquia de tecnologia: um investimento que ajuda empresários a se posicionarem na Internet

Impacto do distanciamento social – análises sobre compras online registraram um aumento de 28,8% na primeira quinzena de abril. Investir em uma franquia home based é uma saída para empreender em meio a crise e ainda poder ajudar outras empresas a fazerem negócios pela web.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Rio de Janeiro 30/4/2020 – A Internet é um ambiente sem barreiras, sem limites. Não nos faltará estudo e trabalho.

No fim de 2019, previsões sobre o comércio eletrônico em 2020 apontavam um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. As pesquisas mostravam que as vendas pela Internet no Brasil alcançariam um faturamento de R$ 106 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Hoje, a entidade de classe trabalha com uma nova realidade, diante da imprevisível pandemia do coronavírus e fechamento da maioria das lojas físicas, as transações de compra e vendas pela Internet foram intensificadas.

Novos números – em parceria com a Konduto (empresa especializada em risco e prevenção à fraude no e-commerce), a ABComm detectou que as compras online foram impactadas, registrando um aumento de 28,8% na quinzena que findou no dia oito de abril. Para chegarem a essa conclusão, foram analisadas quatro mil lojas virtuais de produtos físicos de 16 segmentos.

Há pouco tempo, o casal de biomédicos, Renata Azevedo e João Gesto, já vinha se preparando para começar um novo negócio; uma franquia de tecnologia e marketing digital – a unidade Hostnet Barra da Tijuca/RJ – que tem como objetivo ajudar a outras empresas a fazerem negócios pela Internet.

O empreendimento foi lançado oficialmente em abril, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, logo em seguida o país recorreu ao isolamento social como ação contra a disseminação acelerada do Covid-19. O cenário de quarentena segue, muitos negócios fecharam as portas. Contudo, a franquia home based, reage a este momento de maneira positiva; desenvolvendo websites, e-commerces e aplicativos, além de outros serviços para quem precisa adaptar e tocar o seu próprio negócio às vendas online e delivery.

A localidade

A Barra da Tijuca é um bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. Com seus 135.924 habitantes, de acordo com o Censo de 2010, abriga mais pessoas do que muitas cidades. Atualmente, é considerada um centro financeiro, gastronômico, hoteleiro e de entretenimento da capital estadual. Tem sido alvo da migração de outros bairros do município e morar por lá faz parte do quadro de desejos de muitos cariocas. Sendo assim, estima-se que a sua população dobrará até 2030.

Aproximadamente 87% dos habitantes da Barra são de classe média alta. A localidade apresenta a maior concentração de shoppings centers e supermercados do Rio de Janeiro. É a sede de grandes empresas de informática, comunicação e agências de publicidade, além de inúmeras multinacionais. O local é um prato cheio para uma franquia de tecnologia.

Os franqueados

A vida inteira trabalhando com pesquisa científica e no meio acadêmico, o casal carioca de biomédicos, Renata Azevedo e João Gesto, decidiu empreender na área de tecnologia. Além da graduação, eles compartilham outros títulos como mestrado em Biologia Celular e Molecular e doutorado em Genética. 

A opção por uma franquia está fundamentada em poderem contar com o apoio e suporte técnico oferecidos pela franqueadora que já tem um nome consolidado no mercado. Para tocar o empreendimento, ambos se envolvem em todas as atividades, mas é natural que com o tempo cada um se dedique às funções com as quais mais se identifique.

Empreender em meio a instabilidade econômica requer muita cautela e escolher o nicho de atuação faz parte do pacote. O equilíbrio financeiro do mercado se encontra em um momento mais delicado ainda diante à pandemia. O setor de tecnologia se mostrou, ao longo da história, em constante crescimento, mesmo nos tempos mais difíceis.”A Internet é um ambiente sem barreiras, sem limites. Não nos faltará estudo e trabalho”, afirmou Renata Azevedo.

“Empreender nesse momento tem sido um grande desafio já que muitas empresas estão tendo problemas e evitando ao máximo os gastos extras. É preciso ter muita criatividade e perseverança para dar continuidade a qualquer negócio, transpondo obstáculos e se adaptando. Acreditamos que além de podermos ter sucesso, podemos ajudar outros empreendedores a alcançarem seus objetivos usando nossos serviços”, completou João Gesto.

Custo e treinamento

Segundo os novos franqueados, o custo da franquia é justo, considerando todo o suporte e serviços que têm à disposição. O casal define o treinamento como extremamente proveitoso e capaz de proporcionar ao empreendedor todas as informações e segurança necessárias para a inauguração da franquia. “As aulas online são completas e terminamos o treinamento  bastante empolgados e com muita vontade de começar a trabalhar”, destacou a franqueada.

Alguns diferenciais da marca facilitam a comercialização de produtos e serviços como: desenvolvimento de websites, criação de lojas online, marketing digital, automação de marketing, entre outros. Uma das vantagens é o uso do software livre, “principalmente por contar com uma comunidade global de desenvolvedores que continuamente contribuem com novas adições e melhorias para a ferramenta”, explica João. Com esse tipo de programa, não precisamos repassar aos nossos clientes os custos de utilização de ferramentas pagas. Em suma, ferramentas livres evoluem sempre a nosso favor”, reitera Renata.

Vale lembrar que, apesar do grande número de empreendimentos que estão em atividade no Brasil, é impressionante o número de empresas que ainda não possuem sequer um domínio registrado na Internet, muito menos um site. “Este fator aliado à constante evolução do setor de tecnologia, informática e de meios de comunicação digital nos faz ter certeza que este é um mercado que ainda crescerá muito no nosso país”, ressalta a franqueada.

A unidade Hostnet Barra da Tijuca/RJ foi inaugurada em março e atende, totalmente online e pelo telefone, uma região onde existem muitas possibilidades para serem exploradas, com muitos negócios precisando inovar ou se inserir no meio digital. Nada pode ser melhor, em termos de empreendedorismo, do que abrir uma franquia especializada em web e marketing que tem por objetivo ajudar outras empresas a obterem sucesso através da Internet.

A ideia dos empreendedores não é apenas recuperar rapidamente o capital investido, mas também monetizar o próprio negócio. Como projeto, pretendem conseguir um grande número de clientes satisfeitos e em seguida abrir mais uma unidade da franquia para atender outra localidade. “Mesmo nesse cenário, nossas metas continuam as mesmas. Entretanto, algumas adaptações precisam ser feitas, como serviços de lojas expressas que precisam ser entregues o mais rápido possível para que o cliente possa dar continuidade ao seu negócio”, ressaltou Renata Azevedo.

Website: http://www.hostnet.com.br

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner