Portal Comunique-se

Fronteiras entre marcas e varejo devem cair

nutra brasil - topo mega banner

Com objetivo de entender como as agências e profissionais de marketing estão desenvolvendo estratégias de trade marketing junto aos varejistas, a Criteo – empresa de tecnologia especializada em marketing de performance – encomendou o estudo “Trade Marketing in Transition” (Trade Marketing em Transição). O levantamento é realizado pela Kantar Millward Brown e apontou que para 53% dos profissionais de marketing, fronteiras entre marcas e varejo devem cair.

De acordo com os responsáveis pelo estudo, com o crescimento do e-commerce em diversos países e maior foco em acompanhar a jornada do consumidor, foi revelada crescente demanda por associar verbas de branding e trade marketing, o que foi indicado por 53% dos entrevistados entre os principais investimentos a ser realizado no futuro. “A combinação inclui especialmente a disposição de produtos nas prateleiras, promoções temporárias, destaque nas pontas das gondolas e ações de marketing nas lojas”, informa o estudo.

Diretor da Criteo para América Latina e Brasil, Alessander Firmino declara que o marketing de varejo está passando por profunda mudança. “Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como off-line, os profissionais de marketing precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de trade marketing. Este estudo confirma que os varejistas precisam de soluções que permitam a mensuração em tempo real do ROI e o fim da separação entre off-line e online em favor do omnichannel”.

Segundo o diretor sênior da Kantar Millward Brown, Adrian McCallum, a pesquisa mostra que, especialmente nos setores de bens de consumo e alimentício, há indicação de que este é o momento certo para alinhar branding e trade marketing. “Este movimento, combinado com uma maior integração da tecnologia digital, ajuda a conectar os esforços de marketing com as vendas e criar maior eficiência para as ações de trade marketing”, afirma.

Metodologia

Para realizar o estudo, a Criteo trabalhou com a Kantar Millward Brown para desenvolver pesquisa que pudesse ser realizada junto a profissionais que definiram as verbas de marketing nos últimos 10 anos.

Cem executivos foram entrevistados por telefone ou convidados a participar de levantamento online. A metade dos entrevistados atua no setor de bens de consumo e o restante entre Eletrônicos, Vestuário, Brinquedos e Saúde e Beleza.

Confira os indicadores revelados pela pesquisa:

  • Principais desafios do marketing de varejo: os entrevistados apontaram que a mensuração / atribuição (59%) e a rastreabilidade (58%) são desafios de trade marketing que precisam ser superados. Alcançar consumidores mais jovens (56%) e a complexidade do processo (55%) também estão entre os principais pontos mencionados.
  • E-commerce indispensável: 50% dos entrevistados classificaram as vendas online como entre “disruptivas e altamente disruptivas” para suas indústrias.
  • Crescimento da pesquisa paga: nos próximos cinco anos a “pesquisa paga” foi considerada uma área com maior expectativa de melhoria da eficácia (62%). As campanhas de mídia impressa devem apresentar a maior diminuição de efetividade (52%).
  • Desafios do Trade Marketing no E-commerce: conflitos entre sites de marca e de varejo (28%) e a complexidade do processo (27%) foram indicados como as duas principais preocupações relacionadas com a condução de estratégias de marketing de produtos no e-commerce em comparação com o varejo físico.
  • Lista de desejos do varejo: métodos mais simples para medir a eficácia (58%), a visão holística do comprador (56%) e a combinação das verbas de trade marketing e branding (53%) foram os três primeiros itens da lista de desejos para realizar investimentos futuros.

Para uma ter acesso aos resultados completos do relatório Trade Marketing in Transition, acesse este link.

Compartilhe

Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

nutra brasil - topo mega banner