Com objetivo de entender como as agências e profissionais de marketing estão desenvolvendo estratégias de trade marketing junto aos varejistas, a Criteo – empresa de tecnologia especializada em marketing de performance – encomendou o estudo “Trade Marketing in Transition” (Trade Marketing em Transição). O levantamento é realizado pela Kantar Millward Brown e apontou que para 53% dos profissionais de marketing, fronteiras entre marcas e varejo devem cair.
De acordo com os responsáveis pelo estudo, com o crescimento do e-commerce em diversos países e maior foco em acompanhar a jornada do consumidor, foi revelada crescente demanda por associar verbas de branding e trade marketing, o que foi indicado por 53% dos entrevistados entre os principais investimentos a ser realizado no futuro. “A combinação inclui especialmente a disposição de produtos nas prateleiras, promoções temporárias, destaque nas pontas das gondolas e ações de marketing nas lojas”, informa o estudo.
Diretor da Criteo para América Latina e Brasil, Alessander Firmino declara que o marketing de varejo está passando por profunda mudança. “Para rentabilizar e conquistar clientes, tanto online como off-line, os profissionais de marketing precisam adaptar com urgência suas verbas e estratégias de trade marketing. Este estudo confirma que os varejistas precisam de soluções que permitam a mensuração em tempo real do ROI e o fim da separação entre off-line e online em favor do omnichannel”.
Segundo o diretor sênior da Kantar Millward Brown, Adrian McCallum, a pesquisa mostra que, especialmente nos setores de bens de consumo e alimentício, há indicação de que este é o momento certo para alinhar branding e trade marketing. “Este movimento, combinado com uma maior integração da tecnologia digital, ajuda a conectar os esforços de marketing com as vendas e criar maior eficiência para as ações de trade marketing”, afirma.
Para realizar o estudo, a Criteo trabalhou com a Kantar Millward Brown para desenvolver pesquisa que pudesse ser realizada junto a profissionais que definiram as verbas de marketing nos últimos 10 anos.
Cem executivos foram entrevistados por telefone ou convidados a participar de levantamento online. A metade dos entrevistados atua no setor de bens de consumo e o restante entre Eletrônicos, Vestuário, Brinquedos e Saúde e Beleza.
Para uma ter acesso aos resultados completos do relatório Trade Marketing in Transition, acesse este link.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…