A Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI), fundada em 1994 pelo jornalista e escritor Gabriel Garcia Márquez, abre inscrições para o “Programa 5 Sentidos – Cobertura de Direitos Humanos na América Latina”. Ao todo, o programa tem seis semanas de duração e consiste em aulas e workshops on-line gratuitos.
As inscrições podem ser feitas por meio do site da FNPI, até 25 de janeiro. O curso deverá começar em 7 de fevereiro e se encerrará em 21 de março. Serão selecionados 20 participantes por palestra e a lista final de escolhidos será divulgada em 31 de janeiro.
Podem se inscrever todos os jornalistas que trabalham com a temática dos Direitos Humanos em qualquer plataforma. Os participantes serão selecionados de acordo com sua motivação para participar do programa e de uma proposta de pauta que se comprometem a desenvolver durante o curso online, que deverá ser enviada no formulário de inscrição.
O curso é voltado para jornalistas que trabalham na cobertura de Direitos Humanos. O objetivo é ensinar a esses profissionais novas ferramentas narrativas e investigativas para a realização de produtos jornalísticos capazes de fisgar as audiências e de criar novos sentidos diante das realidades Latinoamericanas.
As aulas vão focar três grandes temas: gênero e discriminação, conflito social e acesso à Justiça. Os formatos também serão divididos:
Audiovisual com María Arce – Voltado a jornalistas que abordem os Direitos Humanos em formatos audiovisuais, ou seja, em imagem e vídeo.
Áudio com Marta del Vado – Voltado a jornalistas que abordem os Direitos Humanos em rádio e em podcast.
Texto com Cristian Alarcón – Voltado a jornalistas que abordem os Direitos Humanos através do texto, tanto no impresso quanto no digital.
O programa é dirigido por Cristian Alarcón e, além das aulas, os participantes também terão reuniões de pauta com os professores das respectivas áreas e apoio no desenvolvimento das reportagens propostas. Ao final, cada um dos autores das seis melhores histórias trabalhadas durante o curso receberá uma bolsa de US$ 500 para sua pós-produção.