Categories: CarreiraComunicação

Fundação iberoamericana lança programa sobre cobertura de Direitos Humanos

A Fundação Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI), fundada em 1994 pelo jornalista e escritor Gabriel Garcia Márquez, abre inscrições para o “Programa 5 Sentidos – Cobertura de Direitos Humanos na América Latina”. Ao todo, o programa tem seis semanas de duração e consiste em aulas e workshops on-line gratuitos.

As inscrições podem ser feitas por meio do site da FNPI, até 25 de janeiro. O curso deverá começar em 7 de fevereiro e se encerrará em 21 de março. Serão selecionados 20 participantes por palestra e a lista final de escolhidos será divulgada em 31 de janeiro.

Podem se inscrever todos os jornalistas que trabalham com a temática dos Direitos Humanos em qualquer plataforma. Os participantes serão selecionados de acordo com sua motivação para participar do programa e de uma proposta de pauta que se comprometem a desenvolver durante o curso online, que deverá ser enviada no formulário de inscrição.

O curso é voltado para jornalistas que trabalham na cobertura de Direitos Humanos. O objetivo é ensinar a esses profissionais novas ferramentas narrativas e investigativas para a realização de produtos jornalísticos capazes de fisgar as audiências e de criar novos sentidos diante das realidades Latinoamericanas.

As aulas vão focar três grandes temas: gênero e discriminação, conflito social e acesso à Justiça. Os formatos também serão divididos:

Audiovisual com María Arce – Voltado a jornalistas que abordem os Direitos Humanos em formatos audiovisuais, ou seja, em imagem e vídeo.

Áudio com Marta del Vado – Voltado a jornalistas que abordem os Direitos Humanos em rádio e em podcast.

Texto com Cristian Alarcón – Voltado a jornalistas que abordem os Direitos Humanos através do texto, tanto no impresso quanto no digital.

O programa é dirigido por Cristian Alarcón e, além das aulas, os participantes também terão reuniões de pauta com os professores das respectivas áreas e apoio no desenvolvimento das reportagens propostas. Ao final, cada um dos autores das seis melhores histórias trabalhadas durante o curso receberá uma bolsa de US$ 500 para sua pós-produção.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

19 horas ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

19 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

19 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

19 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

19 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

19 horas ago