São Paulo 31/3/2021 –
Com o objetivo de atender às necessidades de capacitação técnica de clientes da região Nordeste, a Furukawa acaba de credenciar o ICETEL – Instituto Cearense de Tecnologia, Empreendedorismo e Liderança como seu mais novo centro de treinamento autorizado. Inaugurado há um ano e meio em Sobral, no interior do Ceará, o instituto mantém parcerias com cerca de 30 provedores de serviços de internet (ISPs) do próprio estado e, também, do Piauí e do Maranhão.
“As redes de fibra óptica (FTTH) estão crescendo em todo o Nordeste, chegando inclusive às cidades menores”, afirma Mário Macedo, presidente do ICETEL e CEO da Sobral Net, provedor de serviços importante da região. “Mas temos uma lacuna em termos de capacitação técnica de mão de obra, que é um requisito fundamental para se construir e manter uma rede de qualidade”, enfatiza.
Atender essa demanda é um dos pilares da atuação do ICETEL, que agora passará a oferecer treinamentos desenvolvidos pelo Instituto Furukawa de Tecnologia (IFT). “Os treinamentos Furukawa são baseados em tecnologia e estarão disponíveis para provedores de internet (ISPs), profissionais e estudantes da região”, explica Macedo. Ele ressalta que a Sobral Net trabalha com produtos Furukawa há quase 18 anos – em especial, com soluções FTTH – e que possui pessoal treinado e certificado pelo IFT. “Esse know-how é um diferencial importante que estamos levando para o ICETEL”, acrescenta.
Jony Zatariano, coordenador da área de Treinamento de Parceiros de Negócios e Clientes da Furukawa, afirma que o ICETEL irá oferecer os cinco cursos desenvolvidos pelo IFT, num total de 80 horas de capacitação voltada à formação completa de profissionais em fibra óptica – que incluem conceitos, projeto, instalação, manutenção e configuração de redes FTTx -, além dos treinamentos convencionais em cabeamento estruturado. Todos os cursos Furukawa são reconhecidos pela BICSI, órgão internacional de certificação de treinamentos.
“Com a parceria com o ICETEL, reforçamos o atendimento aos nossos clientes da região Nordeste, especialmente os provedores de internet, contribuindo para suprir suas necessidades de capacitação técnica de mão de obra qualificada”, conclui Zatariano.