Categories: Comunicação

Garantir validade jurídica no Metaverso pode ser um desafio

O Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia, de acordo com estudo que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial. E a tendência é que o tempo gasto online seja cada dia maior e mais eficaz. Isso porque a chegada do Metaverso, o universo virtual que é o atual objetivo de investimento da Meta (antiga Facebook), tem o objetivo de revolucionar a forma como as pessoas interagem online. Mas, afinal, do que se trata o Metaverso?

Basicamente, o Metaverso é um universo virtual em três dimensões – 3D, cujo objetivo é replicar a realidade e permitir a interação dos seus usuários dentro do mundo digital, com uma infinidade de recursos próprios, sem a necessidade de contato fora dele.

Diante disso e detendo um número expressivo de pessoas com acesso frequente em suas plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, a Meta prevê que diversos negócios serão abertos, bem como produtos e serviços serão comercializados nesse novo universo. Porém, alguns questionamentos jurídicos surgem sobre o uso do Metaverso nos negócios, como a celebração de contratos e assinatura de documentos.

Será possível realizar acordos com validade jurídica no Metaverso?

De acordo com o artigo 104 do Código Civil, para que o negócio jurídico seja válido, é preciso haver: 1) agente capaz; 2) objeto lícito, possível, determinado ou determinável; e 3) forma prescrita ou não defesa em lei. Assim, pensando na licitude, possibilidade e determinação do objeto, é possível concluir que não há qualquer limitação para a celebração de um contrato no Metaverso, não havendo, atualmente, no ordenamento jurídico, quaisquer leis que proíbam tal prática.

Entretanto, uma das preocupações é como garantir que haja um agente capaz nas partes envolvidas na legitimação do contrato, pois nem sempre é possível garantir quem são as pessoas do outro lado.

Uma ferramenta bastante utilizada para garantir a identidade no momento de celebração de um contrato em ambiente virtual é o uso de Certificado Digital emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira  – ICP-Brasil, que tem validade jurídica e garantia de integridade, bem como a segurança da criptografia.

Dessa forma, visando garantir a legalidade dos negócios fechados no Metaverso, este poderia incluir um recurso que utilizasse a assinatura eletrônica, advinda do Certificado Digital para garantir a autenticidade e a integridade de um contrato ou documento assinado online, dando, assim, validade jurídica ao ato.

Caberá, afinal, ao ordenamento jurídico regulamentar, com precisão, como serão feitos esses procedimentos, visando evitar o uso indiscriminado de recursos tecnológicos sem a devida proteção pública e proteção das partes envolvidas.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Funcionamento das vacinas contra o câncer apresentam avanços

As vacinas estão se mostrando como oportunidades no combate ao câncer, oferecendo uma abordagem personalizada…

18 horas ago

Especialista dá dicas para escolha de equipamento mesh

Certificação e homologação visam garantir performance e segurança dos produtos

18 horas ago

Perficient revelará pesquisa sobre carros conectados na Reuters Automotive USA 2024

A Perficient a principal consultoria digital global que transforma as maiores empresas e marcas do…

18 horas ago

Lenovo nomeia Ashley Gorakhpurwalla para liderar grupo de soluções de infraestrutura

A Lenovo, a potência mundial em tecnologia, designou Ashley Gorakhpurwalla para liderar o departamento de…

18 horas ago

Evento em Fortaleza apresenta inovações para o setor de RH

Ceará RH terá abertura com ex-jornalista da Globo e contará com exposição do banco Somapay

18 horas ago

Tecnologia da Hikvision auxilia na prevenção de desastres naturais

Empresa que atua no ramo de segurança desenvolve equipamentos que auxiliam prefeituras no controle de…

18 horas ago