Você sabe o que é a saia do azeite de dendê? Já comprou farinha de uarini? Aprendeu a abrir um cupuaçu? Comeu um x-caboquinho? Você vai ver tudo isso na série ‘Mercados’, que estreou no sábado, dia 7, às 15h30, na TV Brasil. A série é apresentada por Geovanna Tominaga.
Com 13 episódios, o programa visita tradicionais empórios de alimentos, alguns deles com mais de um século de existência. Cada programa traz a história do entreposto, desde sua criação até a oferta de alimentos regionais. Há também a participação de chefs locais.
O primeiro episódio foi em Belém, capital do Pará, no famoso mercado ‘Ver o Peso”, onde Geovanna Tominaga recebeu o chef local Thiago Castanho e entrevistou a atriz paraense Luciana Malcher, que falou das saudades da gastronomia paraense.
“Fazer a série foi uma experiência maravilhosa. Rodamos o país e ouvimos histórias incríveis, conhecemos figuras interessantíssimas e eu ainda pude experimentar a culinária local de cada região do Brasil. Descobri produtos que nunca tinha ouvido falar”, diz Geovanna.
Produtos típicos como o tucupi, o açaí e o cupuaçu foram assuntos do primeiro programa que foi ao ar amanhã. “O público pode esperar uma verdadeira viagem pela história, cultura e pelos sabores do nosso Brasil”, comenta a apresentadora da nova atração da TV Brasil.
A série ‘Mercados’ é uma produção independente da Sete Personagens. Os programas, com 26 minutos cada, traçam um roteiro da produção gastronômica brasileira de 13 mercados regionais: Belém, Porto Alegre, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Curitiba, Recife , Campo Grande, Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Essa série não só nos ensina sobre identidade gastronômica brasileira, mas também sobre a formação de alguns ‘mercados’, que são prédios históricos no Brasil. Há um viés da história humana nos produtos que encontramos expostos a cada estrutura arquitetônica de mercado nesse país”, afirma Mariana Alvim, diretora e roteirista do programa.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…