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Gerações conectadas: Como a nostalgia aproxima o público no conteúdo das marcas

A nostalgia pode aumentar os níveis de felicidade e ser um aliado psicológico em diversos momentos, uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, mostrou que a nostalgia pode ser um meio para aumentar a felicidade e incentivar as interações sociais.

Nesse panorama, as marcas têm feito uso da nostalgia nos conteúdos que vêm se tornando cada vez mais utilizados neste cenário, principalmente, após o período de pandemia causado pela Covid-19, segundo a mesma pesquisa. Com as rápidas evoluções tecnológicas, as empresas buscam, constantemente, soluções criativas para gerar conexão com o seu público e as memórias afetivas se tornaram um tema central no contexto em que o mundo esteve inserido.

Gustavo César, coordenador de social media do Letras, plataforma colaborativa de letras de música, comenta que o conhecimento sobre as características e diferenças entre as gerações é essencial para que a produção de conteúdos esteja alinhada com o público-alvo, principalmente quando se trata no resgate de memórias afetivas.

“Afinal, a cultura, os costumes e as experiências são os pontos que diferem uma geração de outra, por estarem inseridas em contextos históricos distintos”, pontua o coordenador. A geração Z representa mais de 30% dos usuários das redes sociais do Letras, de acordo com o levantamento da LiveDune, plataforma de gerenciamento de mídias sociais. Isso mostra que a tecnologia não apenas faz parte do cotidiano dessa geração, como representa a parcela da população que passa mais tempo conectada às redes sociais, chegando a 12 horas de conteúdo sendo consumido nas plataformas.

Para Mónica Medina, Country Manager da LiveDune, identificar como a audiência está segmentada é importante para entender as diferenças entre cada geração. “Além de que o foco na análise das redes sociais é primordial nas estratégias de comunicação das marcas, que buscam melhorar o posicionamento e se conectar com o público”, explica.

A compreensão do comportamento do público e a identificação das tendências, contribuem para que as estratégias sejam mais assertivas. Com isso, as empresas devem se manter atualizadas sobre a performance das ações no ambiente digital.

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