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Gestor de tráfego: profissão em expansão tem ajudado empresas a se destacarem na internet

São Paulo 1/4/2021 – Gestor de tráfego uma profissão em ascenção

Desde que o isolamento social se tornou rotina no Brasil e no mundo, muitas empresas precisaram buscar formas de se reinventar através de ferramentas digitais para se manterem competitivas no mercado.

Por conta disso, algumas profissões passaram a ganhar cada vez mais destaque, como a do gestor de tráfego, profissional especializado em desenvolver anúncios e campanhas otimizadas.

Para alcançar o sucesso, se tornou praticamente obrigatório ter uma presença digital significativa, com conteúdo relevante e que se conecte com o público. Mas essa é apenas uma fatia do trabalho, já que há uma série de ferramentas e estratégias dentro do marketing digital.

É neste cenário que o profissional de gestão de tráfego tem sido muito requisitado por quem deseja alavancar seus resultados na internet.
Mas, afinal, o que faz um gestor de tráfego

O gestor de tráfego é uma profissão nova, com pouco mais de dois anos no Brasil, mas que começou a ganhar mais notoriedade em 2020. O profissional tem como principal atividade administrar anúncios on-line por meio das redes sociais, Google, YouTube, além de outras plataformas.

Rotina essa que Ricardo Guedes Tatagiba entende muito bem. Ele atua no mercado de marketing digital há sete anos e se especializou como gestor de tráfego, ajudando diversos clientes no Brasil e no exterior a crescerem no mundo digital.

Afinal, diante de um mercado cada vez mais competitivo, quem não se adequa às novas realidades de comportamento e consumo acaba ficando obsoleto. E é nesse momento que os profissionais do marketing digital entram em ação para dar suporte e auxiliar as empresas.

Cabe ao gestor de tráfego administrar as ferramentas de anúncios, criar campanhas, analisar dados e testar resultados o tempo todo. Por exemplo, é muito comum as pessoas pesquisarem no Google sobre um serviço específico para tirar dúvidas antes de finalizar uma compra. O maior sistema de busca do mundo apresenta os resultados que considera mais levantes para o usuário.

Ele clica, consome o conteúdo e pode adquirir produtos ou serviços após a pesquisa. Porém, estima-se que apenas 1,5% dos usuários compram na primeira vez. É muito comum fazer primeiro analise de outros preços e buscar mais informações.

É nessa hora que uma ferramenta muito efetiva entra em ação, o remarketing, que é a exibição de anúncios e ofertas sobre o produto que o usuário demonstrou interesse.

Toda essa jornada tem por trás a figura de um gestor de tráfego. Ricardo comenta que o remarketing é superimportante e tem sido muito utilizado como uma das estratégias mais assertivas, principalmente em e-commerce.

“As empresas que hoje não levarem isso com muita seriedade vão perder uma grande fatia do mercado para as concorrentes que investem neste tipo de ação”, pontua Ricardo.

Como o profissional ajuda pequenas e grandes empresas?

De acordo com Ricardo, um gestor de tráfego ajuda empresas a alavancarem a presença digital, melhorando o branding, gerando engajamento para a marca e, consequentemente, mais resultados e vendas.

Desde lojas virtuais, supermercados, setor de varejo, profissionais liberais, médicos e grandes marcas podem se beneficiar do auxílio de um gestor de tráfego.

É importante ressaltar que, por mais que as empresas administrem suas páginas nas redes sociais, o conteúdo gratuito alcança apenas uma parcela dos seguidores. Por isso, o gestor irá trabalhar para potencializar os resultados tanto do tráfego orgânico como também do tráfego pago.

Geralmente, é definido com o cliente um valor de investimento para a criação de campanhas e anúncios pagos e cabe ao gestor administrar esse orçamento.

Ricardo salienta que investir em campanhas otimizadas é uma tarefa que as empresas deveriam encarar como prioridade, uma vez que a internet é o maior meio de comunicação e consumo dos brasileiros.

Ele ressalta ainda que já tem alguns anos que as pessoas buscam referências na internet antes de efetuar uma compra, elas querem saber tudo sobre os produtos e serviços antes de fechar negócio. Se a empresa não estiver on-line para sanar dúvidas e mostrar o seu trabalho, outro concorrente vai fazer isso e sairá na frente.

“O mercado digital evoluiu muito rápido de 2020 para cá, e quem não acordar para essa nova realidade agora, vai morrer na praia em breve”, reforça.

Paixão por ajudar pessoas

Engana-se quem pensa que a rotina de um gestor de tráfego se resume a criar anúncios e aguardar que os resultados ocorram como um passe de mágica.

Por ser uma profissão nova, o mercado ainda sofre da falta de profissionais qualificados e engajados em trazer os resultados. Por isso, é preciso que uma das principais motivações de um bom gestor seja a paixão por ajudar pessoas.

Desde que começou no marketing digital, em 2013, Ricardo notou que seu maior entusiasmo era não apenas mostrar resultados, mas estar sempre em busca de conhecimento sobre o tema.

A paixão pelo mercado fez com que abrisse uma agência no Rio de Janeiro e hoje ele cuida do gerenciamento de sites e contas de anúncios de diversas empresas. Cada cliente tem uma necessidade específica e o gestor precisa ter sensibilidade de analisar e apontar o melhor caminho.

Segundo Ricardo, é preciso entender sobre pessoas, o que buscam e quais são as tendências do mercado, pois o foco está mais centrado no envolvimento entre usuários e marca.

A partir disso, e com base em dados, inicia-se uma estratégia com o intuito de mostrar como a empresa pode ajudar pessoas através de seus produtos, e não simplesmente empurrar uma venda.

“Ajudar empresários a se destacaram no mundo digital se tornou parte da minha rotina e eu sinto cada vez mais motivado a cada novo desafio”, salienta.

Ele avalia que só conseguiu se tornar um bom gestor de tráfego depois de alguns anos de estudos, e essa busca por conhecimento não termina nunca.
Menor custo para empresas

Outro ponto que vale destacar é que, por conta da crise econômica, os empreendedores estão em busca de soluções acessíveis. Contratar uma agência de marketing acaba gerando um custo mais alto, mas isso não é motivo para deixar de lado as estratégias que visam o crescimento, ainda mais diante do contexto atual.

Website: http://ricardotatagiba.com.br

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DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

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