Gilmar Mendes diz que Jorge Bastos Moreno serve de exemplo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PMDB), prestaram condolências na quarta-feira, 14, à família do jornalista Jorge Bastos Moreno, cujo corpo foi velado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Gilmar Mendes lembrou dos mais de 40 anos de amizade com Jorge Bastos Moreno e ressaltou o talento que o jornalista tinha em agradar e ter boa relação com diferentes e muitas vezes antagônicos atores da política nacional, servindo de exemplo de união para o momento de antagonismos que vive o país.

“Sua casa era um ponto de encontro de pessoas de diferentes polos políticos. Ele sempre tinha uma palavra adequada para cada interlocutor e sabia fazer uniões”, declarou Gilmar Mendes. “Ontem, ainda falei com ele, nos falávamos quase todos os dias. É um sentimento de perda muito grande. Talvez esse seja um momento de reflexão nesse momento de desunião, talvez a morte dele nos inspire”.

O deputado Rodrigo Maia destacou o respeito e admiração que tinha pela sabedoria e o talento jornalística de Moreno. “Sempre respeitei as notas dele, às vezes elogiosas, às vezes críticas, e isso não tirava da gente nossa amizade e carinho. Era uma pessoa que tinha muita experiência e muita história para contar. A memória dele era uma coisa impressionante. Tinha um talento para escrever e obter a informação e, principalmente, um carinho pelos amigos que era uma coisa maravilhosa”, afirmou.

Repórter e colunista político do jornal O Globo, Moreno morreu na madrugada de quarta-feira, 14, aos 63 anos, no Rio de Janeiro. Segundo o jornal, onde trabalhou por 35 anos, o colunista sofreu um edema agudo de pulmão, decorrente de complicações cardiovasculares, por volta da 1h desta quarta-feira. O velório começou às 13h30, com a presença de jornalistas, artistas e do presidente do Conselho Editorial do Grupo Globo, João Roberto Marinho.

***** ***** ***** ***** ***** *****

Reportagem: Flávia Villela
Edição: Davi Oliveira
Compartilhe
0
0
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

Cúpula Ministerial Global sobre Segurança do Paciente homenageia Joe Kiani, fundador da PSMF

A Patient Safety Movement Foundation abre a 11ª Cúpula Mundial Anual de Segurança do Paciente,…

2 dias ago

Innovex e Dril-Quip concluem fusão, ao criar plataforma industrial de energia única

Innovex International começa a ser negociada na NYSE sob o símbolo "INVX" em 9 de…

2 dias ago

Kami Shoji vai analisar fibras com tecnologia da ABB

Ao adquirir novo testador de fibras, empresa japonesa espera criar papéis de aplicações especiais

2 dias ago

Esporte Clube Sírio promoverá sessão de cinema com o filme “O casamento de Ali”

A sessão será neste dia 7 de setembro, às 16h, na Sala Palmira.

2 dias ago

SindHosp fecha parceria com o consulado britânico para resolver desafios na área

Como Brasil e Reino Unido podem colaborar para resolver alguns de seus maiores desafios na…

2 dias ago

Websérie fala de dilema no diagnóstico da esclerose múltipla

Produzida pela Amigos pela Esclerose, a websérie “Informação é o melhor remédio” busca trazer temáticas…

2 dias ago