Glenn Greenwald reforça: conversas de Moro são autênticas

Jornalista participou de audiência pública na Câmara dos Deputados. Criador do site The Intercept Brasil, Glenn Greenwald falou sobre as mensagens que vem divulgando nas últimas semanas. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) questionou a autenticidade das mensagens. Diversos parlamentares defenderam a convocação de Moro

O fundador e colunista do site The Intercept Brasil, Glenn Greenwald, disse em audiência pública na Câmara dos Deputados que, na sua opinião, houve conluio entre o ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça, e os procuradores da República que compõem a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba para fraudar a democracia. Para o jornalista, houve parcialidade nas decisões proferidas no julgamento dos processos relacionados à operação. Um dos principais prejudicados, segundo ele, teria sido o ex-presidente Lula.

Glenn Greenwald defendeu a liberdade de imprensa e a transparência. Ele reafirmou a autenticidade das conversas vazadas entre o ex-juiz e procuradores da Lava Jato, no aplicativo Telegram, que estão sendo publicadas pelo site The Intercept Brasil desde 9 de junho.

Família ameaçada

O jornalista afirmou que o site está enfrentando as pessoas mais poderosas do país. Trabalho que, conforme denunciou, resultou em ameaças contra a sua vida e a de sua família. Glenn Greenwald disse, ainda, que continuará o trabalho de divulgação do “lado obscuro da Lava Jato”.

“A Constituição protege e garante a liberdade de imprensa contra os ataques que Sergio Moro e o partido do governo estão tentando fazer. Ninguém [no site] tem medo do seu partido [PSL]. Nem seu partido, nem o governo do Bolsonaro, nem Sergio Moro podem fazer nada para impedir a publicação dos documentos até o final”, disse o jornalista.

O depoimento de Glenn Greenwald na Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 25, durou seis horas e meia. Quarenta deputados do governo e da oposição se alternaram para falar a favor do jornalista e contra.

Crime

Falando em nome da liderança do governo, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que os documentos vazados eram resultado de crime de hackeamento e que as conversas não eram autênticas. “Querem criar um caso em torno de algo que não existe. Querem dizer que o Sérgio Moro cometeu um crime, porque eu recebi de uma fonte anônima. Quer dizer, tudo pode, só não pode pegar o fato real, os áudios e periciar as provas”, criticou.

CPI

Vários parlamentares defenderam a convocação do ministro Sergio Moro e a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso. O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), um dos autores do pedido para a realização da audiência, defendeu a criação da CPI. “Acho que vamos obter as assinaturas necessárias para passar a limpo a operação Lava Jato”, disse.

Jerry enfatizou que o pedido de investigação não tem o objetivo de enfraquecer o combate à corrupção. “Para combater a corrupção, não se deve aceitar o cometimento de ilegalidades. Precisamos combater a corrupção cumprindo a lei”, disse. Deputados presentes à audiência também formalizaram um pedido para que a Câmara garanta a segurança do fundador do site The Intercept Brasil.

Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

A Uniphore foi reconhecida no Deloitte Technology Fast 500™ de 2024 como uma das empresas de crescimento mais rápido da América do Norte

Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…

9 horas ago

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o ranking mundial de adoção de IA segundo a Global AI Vibrancy Tool do HAI

A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…

9 horas ago

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

9 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

9 horas ago