O dia 18 de dezembro de 2022 marcará a despedida de Galvão Bueno do cargo de narrador principal da Rede Globo de Televisão. Para a data, estão programados a realização da final da Copa do Mundo, que será realizada no Catar, e o fim do vínculo profissional entre o locutor esportivo e o veículo de comunicação. Em nota divulgada nesta quinta-feira, 24, a direção da emissora confirmou que o evento marcará o fim da parceria com o comunicador.
“O vínculo fixo de Galvão com a Globo se encerra no fim do ano, após a transmissão da Copa do Mundo do Catar. Será um ano intenso, de muitos desafios, realizações e, certamente, de muita emoção”, avisou a equipe de comunicação do canal mantido pela Família Marinho, que lembrou: o narrador foi contratado em 1981 e, de lá para cá, cobriu 10 edições de Copa do Mundo — a deste ano será a 11ª. Para a empresa de mídia, o locutor deixa um legado no jornalismo esportivo.
Estamos preparando uma despedida à altura da história dele na Copa do Catar. Será inesquecível para o Galvão e para o público
Diretor da divisão de esporte do Grupo Globo, Renato Ribeiro aproveitou o momento para tecer elogios ao narrador. “Galvão é um gênio da comunicação, que reinventou a função de um narrador nas transmissões esportivas”, avaliou. “Haverá para sempre na história da TV brasileira o antes e o depois de Galvão. Juntos, estamos preparando uma despedida à altura da história dele na Copa do Catar. Será inesquecível para o Galvão e para o público”, adiantou o executivo, informa o site do jornal O Globo.
Mesmo com a notícia de que deixará a emissora nos próximos meses, Galvão Bueno segue — e seguirá — trabalhando. Nesta quinta-feira mesmo, ele estará no comando da transmissão de Brasil X Chile, em partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Ele Pelo Twitter, destacou que será o último jogo dele — pelo menos como locutor esportivo em canal de televisão — no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro.
Aos 71 anos de idade, Galvão Bueno não pensa, porém, em se aposentar de vez de atividades relacionadas à comunicação. De acordo com o próprio comunicado divulgado nesta tarde, a relação dele pode estar chegando ao fim com a Rede Globo de Televisão na função de narrador, mas não necessariamente com o Grupo Globo como um todo.
Pretendo mergulhar de cabeça no mundo digital, estamos falando sobre possibilidades em outras plataformas. A Globo é minha casa
“Eu me realizei como profissional nesses 41 anos na Globo. Foram emoções fortíssimas”, comenta o locutor esportivo. “Estarei com a seleção brasileira e com o futebol até o dia 18 de dezembro [cobertura da final da Copa do Mundo]. Depois, vira-se uma página e o livro continua. Pretendo mergulhar de cabeça no mundo digital, estamos falando sobre possibilidades em outras plataformas. A Globo é minha casa”, declara Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno.
Leia também: Com “dorzinha no coração”, jornalista deixará o ‘Globo Rural’ depois de 27 anos
E mais: “Fui demitido”, confirma jornalista com 31 anos de Rede Globo
E ainda: Quem é Renata Silveira, a primeira mulher a narrar um jogo de futebol na TV Globo?
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…
No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…