A Globo foi muito bem. Lide com isso

Haters gonna hate, diz um velho ditado da jovem internet. Portanto, esperar a caridade de quem já detesta é um tanto quanto inocente. Mas, e quando o outro acerta? Perdoem-me os chatos do coro do “não fez mais do que a obrigação”, mas a TV Globo, co-protagonista do episódio que arranhou um de seus rostos mais conhecidos, o onipresente José Mayer, está indo muito bem, obrigado.

Em uma guinada impressionante para uma crise dessa proporção – uma denúncia de 8 meses de assédio do galã da última novela das 21h a uma jovem figurinista de 28 anos, Susllem Tonani – a emissora trabalhou rápido para não só apurar fatos e versões, como ainda mitigou eventuais respingos sem seu nome.

No mesmo dia em que Mayer desqualificava a denúncia – “As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra (que ele interpreta na novela), não são minhas!” – e Letícia Sabatella, outra estrela da casa, saía em defesa da figurinista, segundo o jornal carioca O Dia, circulava uma mensagem interna para todos os funcionários, dando o tom do que viria.

“Não compactuamos com atitudes que contrariam o Respeito que defendemos. Essa acabou sendo mais uma oportunidade para que a Globo reforce crenças de respeito à diversidade, ao ser humano, que existem na emissora há tempos. Tudo que tem sido discutido internamente, todas as dúvidas que têm sido tiradas, têm como base o Código de Ética e de Conduta do Grupo que prega esses valores desde sempre”, assinava o diretor-geral da emissora, Carlos Henrique Schroder.

Horas depois, José Mayer seria afastado da emissora.

E a Globo seguiu acertando.

Na terça, os jornais da casa divulgaram amplamente tanto a carta aberta assinada pelo ator, como um contundente posicionamento da casa, em que reforça o zelo para que as relações entre funcionários e colaboradores da emissora e o apoio ao manifesto #chegadeassédio.

Em iniciativa inusitada e corajosa, permitiu ainda que, no Vídeo Show, as atrizes Drica Moraes, Luisa Arraes, Tainá Müller e Cissa Guimarães vestissem uma camiseta ‘Mexeu com uma, mexeu com todas’, movimento que foi apoiado institucionalmente:

“Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres ‘Mexeu com uma, mexeu com todas’, a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa”.

O assédio sexual foi discutido ainda no Encontro com Fátima Bernardes e na Globonews.

Pouco

Nem tudo é elogio. Pela web, circulam queixas de que a emissora “fez pouco” pela figurinista. Para outros, a Globo encenou uma “jogada de marketing” para desviar o foco.

É mesmo?

Posicionar-se diante de milhares de funcionários, dando liberdade aos “anônimos” e a pessoas públicas, contratadas pela empresa, falarem sem censura de um tema tabu, em rede nacional, ocorrido atrás das câmeras, e que envolve um funcionário com 40 anos de casa é pouco?

Tá certo…

Pelos tempo de TV Globo, pela referência que é na maior emissora do país, José Mayer certamente terá uma segunda ou muitas outras chances de atuar e até se redimir.

Para Susllem, que foi atacada física e moralmente, e obrigada a expor-se ao mundo para ser ouvida em seu grito solitário, certamente a retomada será lenta e dolorosa.

Para o telespectador da TV do Brasil, ainda que a duras penas, a lição desse episódio é uma só: não passarão. Nem sendo o José Mayer.

Leia mais sobre a Globo:

Compartilhe
0
0
Marc Tawil

Jornalista, radialista e escritor. Dirige a Tawil Comunicação, agência que fundou em 2010, em São Paulo. Eleito Nº1 Top Voices LikedIn. É vice-coordenador na Câmara de Comércio França-Brasil, conselheiro deliberativo no Instituto Capitalismo Consciente Brasil e conselheiro consultivo do Adus | Instituto de Reintegração do Refugiado. Foi escolhido o 1º Embaixador Corporativo Cabify Empresas no Brasil. Em veículos de comunicação, soma passagens por Jovem Pan, BandNews FM e Rádio Globo.

Recent Posts

Apoio estratégico das marcas impulsiona revendedores no Brasil

Programas de recompensas estão no foco de empresas para relacionamento com parceiros de negócios

18 horas ago

Grant Thornton ensina como obter o selo Pró-Ética da CGU

No último ciclo, o Selo Pró-Ética reconheceu 84 empresas; especialista explica como participar da iniciativa…

18 horas ago

Reforma tributária impulsiona recursos em soluções de gestão e IA

Com a ajuda da inteligência artificial, o processo de adaptação às mudanças nas regras fiscais…

18 horas ago

Escovas para balões volumétricos garantem higiene em laboratórios brasileiros

Escovas técnicas para balões volumétricos são importantes para a higienização de vidrarias laboratoriais, o que…

18 horas ago

Lipedema afeta mulheres e desafia o diagnóstico precoce

O lipedema é um distúrbio crônico que provoca o acúmulo anormal e doloroso de gordura,…

18 horas ago

Locação de TI dispara no Brasil: de bem de capital a serviço

Empresas brasileiras estão adotando o modelo de locação de TI como estratégia permanente

18 horas ago