Braço da TV Globo na internet, Gshow demite mais de 20 jornalistas

O portal Gshow, braço do entretenimento da TV Globo na internet, demitiu 21 jornalistas na última segunda-feira, 10. Foram dispensados 19 profissionais que trabalhavam no Rio de Janeiro e dois de São Paulo, incluindo pelo menos dois repórteres fotográficos e um profissional que atuava como designer.

Segundo informações apuradas pela reportagem do Portal Comunique-se, jornalistas que atuavam dedicados às produções de determinados programas da emissora foram remanejados para a redação do Gshow. Na mesma data em que foram realizadas as demissões, alguns profissionais receberam novas funções.

A partir de agora, apenas alguns programas do canal contarão com profissional de conteúdo alocado dentro da equipe, o que faz com que parte da produção de conteúdo fique a cargo dos produtores, assistentes de direção e até do elenco. Com a situação, as movimentações têm causado problemas por acumulo de trabalho: fotos de cenas tiradas nos sets de gravação pela equipe de produção, por exemplo, não podem ser creditadas, pois de acordo com o departamento jurídico da emissora, isso caracterizaria dupla função.

Ainda de acordo com a apuração, as demissões atingiram apenas jornalistas produtores de conteúdo. Outros profissionais que atuam como gerentes e coordenadores permanecem em seus cargos. Nos últimos três anos, pelo menos três gerentes e dezenas de jornalistas deixaram o braço de entretenimento da TV Globo insatisfeitos com os rumos do portal. Além disso, os funcionários do site foram proibidos de fazer horas extras.

Questionada sobre as demissões e movimentações internas, a comunicação da emissora se limitou a dizer que os “estúdios Globo cumpriram mais uma etapa na modernização de seus processos de produção, com vistas à ampliação da produção de conteúdo para todas as plataformas. A produção multiplataforma tem nos exigido modelos de criação, de gestão e de operação cada vez mais ágeis, integrados e preparados para o futuro. E também revisões constantes das nossas formas de atuação, com ajustes, acomodações e novos desafios para as equipes e estruturas de todas as plataformas”.

Leia mais:

Record afirma que delação de Palocci envolve a TV Globo

Compartilhe
0
0
Tácila Rubbo

Formada em jornalismo pela Fiam-Faam. Foi trainee de redação do Portal Comunique-se de setembro de 2016 a abril de 2018. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Depois, foi a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Cuidou de produções externas e, claro, produziu notas e reportagens especiais. Desde maio a agosto de 2018, foi analista de social media do Grupo Comunique-se.

Recent Posts

Estudos abordam desafios vividos por produtores de pirarucu

José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados,…

13 horas ago

Thales expande as ofertas de plataforma de segurança de dados como serviço da CipherTrust

A criptografia transparente da CipherTrust ajuda as organizações a atender às exigências de conformidade e…

13 horas ago

Tatuador gaúcho, Kleber Soares, vence a Tattoo Week como Melhor do Evento

Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido

13 horas ago

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago