A Rio Content Market recebeu profissionais da Globo que discutiram como o conteúdo criativo pode funcionar como ferramenta para a mobilização da sociedade. Ao abrir o painel, o diretor de comunicação da Globo, Sérgio Valente, afirmou que a emissora “sabe mobilizar as pessoas, com enorme força para falar com o público”. Ao lado do executivo, participaram da mesa o diretor e roteirista Cao Hamburger – autor da nova temporada de ‘Malhação – Viva a Diferença’ –, o ator Marcos Palmeira, da jornalista Mônica Waldvogel e o apresentador Flávio Canto.
Ao abordar o tema “Good mob: o conteúdo pelo social”, o diretor de comunicação falou sobre o histórico de envolvimento da Globo com iniciativas de estímulo à reflexão e ao diálogo, e mencionou o investindo da emissora em ações 360º, que englobam programas jornalísticos, conteúdos de entretenimento e campanhas.
“Cada produto lançado pela emissora pode contribuir para construir sociedade melhor. Nosso trabalho é criar mecanismos, com informação, para abastecer o público interno e estimulá-lo a influenciar o espectador também. Mas é importante mobilizar as pessoas de forma interessante. É muito bom, quando conteúdo constrói mensagem, ter a oportunidade de usar este potencial para falar com o grande público”, disse Valente.
Responsável pela trama de ‘Malhação’, Cao Hamburger falou sobre o desafio de apresentar história contada por cinco protagonistas femininas, que envolve a importância do respeito às diferenças num país extenso e miscigenado como o Brasil.
“Diversidade é um dos temas centrais de ‘Malhação’ e um dos grandes bens do Brasil. Na nova temporada da novela, vamos celebrar essa diversidade. As protagonistas vão viver utopia de convívio entre classes sociais diferentes e de culturas distintas. Eu mesmo sou fruto disso, valorizo essa diversidade, espero que essa história também passe a beleza das diferenças convivendo junto”, declarou Hamburguer.
De acordo com a própria Globo, ao longo de 2016, foram contabilizadas mais de 1.200 cenas com temática social em suas novelas, abordando mensagens socioeducativas em áreas como educação e sustentabilidade, por exemplo. A trama do horário nobre, ‘Velho Chico’, foi um dos destaques, pois selou a parceria inédita de conteúdo da Globo com a Conservação Internacional. Intérprete de Cícero, Marcos Palmeira falou da repercussão da novela.
“A experiência com ‘Velho Chico’ foi muito boa. Minha expectativa era que a novela transformasse o assunto em algo interessante para o público e isso aconteceu. Falar de agrofloresta na novela das 21h é muito importante e o apoio da Conservação Internacional foi um diferencial. A novela conseguiu contato direto com o público”, afirmou o ator.
Mobilizador do projeto social ‘Criança Esperança’, realizado há mais de 30 anos pela emissora em parceria com a Unesco, Flávio Canto avalia que por meio da iniciativa há a oportunidade de “provocar e fazer as pessoas refletirem sobre temas como preconceito. A campanha não trata apenas de arrecadar, mas também de provocar uma reflexão em todos que participam”, avaliou.
Representante da área jornalística, Mônica destacou o compromisso da emissora com a educação e afirmou que é difícil falar sobre o tema, porque não há consenso. “Ao longo dos anos, a Globo tem estimulado discussão diferente, debate que seja importante para a educação com a estética da TV”, ressaltou a profissional.
Além disso, Mônica lembrou que é importante estar atento às mensagens que vêm da própria sociedade, encarando como sinal temas que merecem espaço para discussões mais profundas. “Uma emissora com tamanho potencial e expertise como a Globo não pode decidir sozinha quais temas vão mobilizar as pessoas. As causas vêm de fora, vem da sociedade. Nós temos a obrigação de ouvir quem está pesquisando, estudando aquele tema. E aí sim, o assunto passa pelo processo criativo e volta para a sociedade com brilho, como foi com ‘Velho Chico’”, concluiu a jornalista.