“A Globo sabe mobilizar as pessoas”, avalia diretor

A Rio Content Market recebeu profissionais da Globo que discutiram como o conteúdo criativo pode funcionar como ferramenta para a mobilização da sociedade. Ao abrir o painel, o diretor de comunicação da Globo, Sérgio Valente, afirmou que a emissora “sabe mobilizar as pessoas, com enorme força para falar com o público”. Ao lado do executivo, participaram da mesa o diretor e roteirista Cao Hamburger – autor da nova temporada de ‘Malhação – Viva a Diferença’ –, o ator Marcos Palmeira, da jornalista Mônica Waldvogel e o apresentador Flávio Canto.

Ao abordar o tema “Good mob: o conteúdo pelo social”, o diretor de comunicação falou sobre o histórico de envolvimento da Globo com iniciativas de estímulo à reflexão e ao diálogo, e mencionou o investindo da emissora em ações 360º, que englobam programas jornalísticos, conteúdos de entretenimento e campanhas.

“Cada produto lançado pela emissora pode contribuir para construir sociedade melhor. Nosso trabalho é criar mecanismos, com informação, para abastecer o público interno e estimulá-lo a influenciar o espectador também. Mas é importante mobilizar as pessoas de forma interessante. É muito bom, quando conteúdo constrói mensagem, ter a oportunidade de usar este potencial para falar com o grande público”, disse Valente.

Responsável pela trama de ‘Malhação’, Cao Hamburger falou sobre o desafio de apresentar história contada por cinco protagonistas femininas, que envolve a importância do respeito às diferenças num país extenso e miscigenado como o Brasil.

“Diversidade é um dos temas centrais de ‘Malhação’ e um dos grandes bens do Brasil. Na nova temporada da novela, vamos celebrar essa diversidade. As protagonistas vão viver utopia de convívio entre classes sociais diferentes e de culturas distintas. Eu mesmo sou fruto disso, valorizo essa diversidade, espero que essa história também passe a beleza das diferenças convivendo junto”, declarou Hamburguer.

De acordo com a própria Globo, ao longo de 2016, foram contabilizadas mais de 1.200 cenas com temática social em suas novelas, abordando mensagens socioeducativas em áreas como educação e sustentabilidade, por exemplo. A trama do horário nobre, ‘Velho Chico’, foi um dos destaques, pois selou a parceria inédita de conteúdo da Globo com a Conservação Internacional. Intérprete de Cícero, Marcos Palmeira falou da repercussão da novela.

“A experiência com ‘Velho Chico’ foi muito boa. Minha expectativa era que a novela transformasse o assunto em algo interessante para o público e isso aconteceu. Falar de agrofloresta na novela das 21h é muito importante e o apoio da Conservação Internacional foi um diferencial. A novela conseguiu contato direto com o público”, afirmou o ator.

Mobilizador do projeto social ‘Criança Esperança’, realizado há mais de 30 anos pela emissora em parceria com a Unesco, Flávio Canto avalia que por meio da iniciativa há a oportunidade de “provocar e fazer as pessoas refletirem sobre temas como preconceito. A campanha não trata apenas de arrecadar, mas também de provocar uma reflexão em todos que participam”, avaliou.

Representante da área jornalística, Mônica destacou o compromisso da emissora com a educação e afirmou que é difícil falar sobre o tema, porque não há consenso. “Ao longo dos anos, a Globo tem estimulado discussão diferente, debate que seja importante para a educação com a estética da TV”, ressaltou a profissional.

Além disso, Mônica lembrou que é importante estar atento às mensagens que vêm da própria sociedade, encarando como sinal temas que merecem espaço para discussões mais profundas. “Uma emissora com tamanho potencial e expertise como a Globo não pode decidir sozinha quais temas vão mobilizar as pessoas. As causas vêm de fora, vem da sociedade. Nós temos a obrigação de ouvir quem está pesquisando, estudando aquele tema. E aí sim, o assunto passa pelo processo criativo e volta para a sociedade com brilho, como foi com ‘Velho Chico’”, concluiu a jornalista.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

15 horas ago

Mestrado nos EUA exige planejamento e análise cuidadosa

Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…

15 horas ago

Keep Running oferece acompanhamento 360º para corredores

A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…

15 horas ago