Cerca de 2.500 profissionais da TV Globo trabalharão na exibição dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, durante o carnaval. A emissora anunciou que está preparando mais de 50 horas de transmissão ao vivo da folia, apenas na TV. Além disso, pelo Globo Play – aplicativo da emissora –, qualquer internauta poderá assistir, gratuitamente, às principais festas do Brasil, direto de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador.
Nas noites dos dias 24 e 25 de fevereiro, os jornalistas Chico Pinheiro e Monalisa Perone repetem pelo quarto ano a dobradinha na narração do desfile do grupo especial de escolas de samba de São Paulo, e pela terceira vez contam com o time de comentaristas formado por Celso Viafora, Ailton Graça e Alemão do Cavaco.
“Nosso desafio é manter o tom de conversa dos últimos três anos. A sintonia com os meus parceiros Chico, Ailton, Celso e Alemão ajuda demais a realizar isso”, conta Monalisa Perrone. A apresentadora já visitou as 14 escolas do grupo especial para conversar com os carnavalescos. As visitas renderam anotações em dois blocos.
Na segunda-feira, 20, Monalisa deixa de apresentar o ‘Hora 1’ para se dedicar ainda mais ao carnaval, estudar e inverter o fuso horário. “Precisamos virar a chave das notícias pesadas do dia a dia para a leveza do carnaval”, complementa a apresentadora. Chico Pinheiro também deixa a bancada do ‘Bom Dia Brasil’ na próxima segunda-feira para se adaptar ao horário de trabalho invertido.
“Participar da transmissão do carnaval é um prazer enorme, uma diversão que vara a madrugada! Nosso time é afinado e bastante entrosado, os comentaristas são especialistas no assunto. Nós dançamos, cantamos, brincamos e tentamos passar isso para quem está em casa”.
Nas transmissões do Rio de Janeiro, a jornalista Mariana Gross ganha a companhia de Carlos Gil no comando das transmissões das escolas de carnaval da série A, com a parceria dos comentaristas Mumuzinho e Leandro Vieira, carnavalesco campeão pela Mangueira no ano passado.
Apaixonado por carnaval, Gil trabalha na cobertura há anos como repórter e, em 2016, narrou o desfile das escolas campeãs do Rio para o G1. Além das narrações, o estreante é responsável por duas séries sobre o tema nos telejornais locais nesta semana que antecede a festa.
Foliã declarada e apaixonada por carnaval, Mariana faz questão de trabalhar na cobertura em várias funções: narra pelo quinto ano consecutivo os desfiles da série A carioca atua como repórter na cobertura da arquibancada popular nos dias de desfile do Grupo Especial e ainda apresenta a apuração do Rio de Janeiro. “Nunca é natural para mim chegar na Sapucaí, é sempre muito emocionante até hoje”, conta a apresentadora.
Em 26 e 27 de fevereiro, o Grupo Especial de escolas de samba do Rio de Janeiro desfila com cobertura da apresentadora Fátima Bernardes, que ganha companhia de Alex Escobar na condução da transmissão. Milton Cunha e Pretinho da Serrinha completam o time como comentaristas.
Fátima está animada para a estreia de Escobar e acredita que a parceria será tão bem sucedida quanto a dos últimos anos com Luis Roberto. “São dois profissionais acostumados a lidar com emoção, o que faz muita diferença nessa cobertura. As pessoas envolvidas com carnaval mergulham com muita paixão, e conseguir transmitir um pouco dessa alegria, euforia, dessa vontade de vencer tem muito a ver com eles. Eu e o Alex estamos visitando juntos os barracões. Tenho certeza de que será uma parceria bem bacana, estamos bem empolgados”, conta Fátima.
Para Escobar, é uma honra dividir essa cobertura com Fátima, depois de quatro anos apresentando a série A carioca. “Eu tenho orgulho de estar com a Fátima esse ano, é uma honra e uma alegria muito grandes pra mim”, conta o narrador.
De acordo com anuncio da emissora, durante o carnaval, o núcleo de jornalismo da Globo conta com o apoio de sua rede de emissoras afiliadas para cobrir as festas mais populares de todo o Brasil, com entradas ao vivo e reportagens especiais, “do frevo ao axé, passando pelos blocos de rua”.
Campanhas
Durante o carnaval, a Globo retoma ainda as suas campanhas de conscientização tanto no Rio como em São Paulo, que – de acordo com a emissora – “reforçam as melhores maneiras de curtir a folia na rua e ter um carnaval Globeleza”. Composta por três filmes, a ação da capital paulista destaca os problemas gerados nos dias de festa: pessoas que bebem demais, que não se preocupam com a forma correta de descartar lixo e que não utilizam banheiros públicos, químicos ou de estabelecimentos que apoiam a festa. E lembra o que fazer para que nada disso atrapalhe a festa. No Rio de Janeiro, dois filmes com marchinhas alertam para a importância de cuidar do lixo e de usar os banheiros.
Além disso, a tradicional vinheta Globeleza foi lançada com a intenção de mostrar a diversidade e a riqueza do carnaval brasileiro, representadas pelos ritmos, estilos e tradições que embalam os foliões durante os cinco dias de festa. O frevo, o maracatu, o axé, o bumba meu boi e o carnaval tradicional de avenida esquentam a campanha deste ano.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…