Google quer ajudar na evolução do paywall no jornalismo

O Google anunciou que está desenvolvendo alguns projeto focados em ajudar na evolução do paywall para o consumo de notícia. De acordo com o gigante das buscas, as novidades são fruto de reunião com editores jornalísticos e fazem parte de plano de criação de soluções que funcionem para todos – veículos grandes, pequenos, locais e internacionais.

“Embora, as últimas pesquisas tenham demonstrado que as pessoas estão acostumadas a pagar para acessar notícias, o processo – algumas vezes trabalhoso – de fazer um cadastro pode levar as pessoas a desistirem. Isso não é bom para os usuários e nem para os editores que enxergam as assinaturas como uma fonte cada vez mais relevante de receita”, diz a empresa.

Degustação de conteúdos

A primeira solução criada pelo gigante das buscas é o Flexible Sampling (Amostragem Flexível, na tradução livre), que substitui o First Click Free (Primeiro Clique Grátis). No modelo antigo, os editores eram obrigados a ofereces no mínimo três artigos gratuitos por dia, por meio da Busca e Google Notícias, antes que as pessoas fossem direcionadas a um paywall.

Agora, com o Flexible Sampling, os editores decidirão quantos artigos gratuitos, se houver, desejam oferecer a potenciais assinantes, de acordo com suas estratégias de negócios. De acordo com a empresa, a mudança tem como base pesquisas feitas internamente, comentários dos editores, além de testes feitos por vários meses com veículos como New York Times e o Financial Times.

Consultor do presidente do New York Times, Kinsey Wilson afirma que a decisão do Google de permitir que editores determinem quanto conteúdo gratuito os leitores podem acessar por meio busca é uma evolução positiva. “Estamos animados com a vontade do Google em apoiar novos modelos de assinatura e também empolgados em continuar trabalhando com eles na criação de soluções inteligentes”.

Para o Google, a ideia é que o acesso gratuito aos conteúdos, em formato degustação, é uma forma de convencer as pessoas a comprarem assinaturas. Aos veículos interessados em aderir ao Flexible Sampling, o site de pesquisas dá algumas dicas:

“Se for mensal, ao invés de diária, o paywall poroso permite que os editores tenham mais flexibilidade para testar o número de reportagens gratuitas oferecidas e encontrar as pessoas mais propensas a fazer uma assinatura.Para a maioria dos editores, 10 artigos gratuitos por mês é um bom ponto de partida”, informa o site.

Simplificando o pagamento

Além de estudar mudanças no paywall, o Google informou que está analisando como pode simplificar o processo de pagamento, facilitando para que seus usuários consigam tirar o maior proveito de assinaturas em todas as plataformas. O cadastro no site, a criação e memorização de senhas e a necessidade de inserir dados do cartão de crédito são complicações que o giante das buscas pretende resolver.

Para isso, a empresa está utilizando suas tecnologias de pagamento e identificação para ajudar as pessoas a fazerem assinaturas de publicações com um único clique e, em seguida, acessar conteúdo a partir de qualquer lugar – seja no site ou aplicativo da editora, no Google Play Banca, na Busca ou no Google Notícias.

“Como os tipos de conteúdo de notícia e os modelos de assinatura são bem variados, estamos colaborando com editores do mundo todo para construir mecanismo de assinatura que possa atender às necessidades de variedade de modelos de negócio – em benefício tanto do setor de notícias quanto dos consumidores. Também estamos explorando como o Machine Learning (aprendizado de máquina) do Google pode ajudar os editores a reconhecer potenciais assinantes e apresentar a oferta certa para o público certo no momento certo”, disse a companhia.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Fundador da Xsolla, Shurick Agapitov, discursará sobre o futuro da Internet no Fórum Econômico do Catar

A Xsolla, uma empresa global de comércio de videogames, anuncia que seu fundador, Shurick Agapitov,…

3 horas ago

Fundador da Xsolla, Shurick Agapitov, discursará sobre o futuro da Internet no Fórum Econômico do Catar

Pretende atrair líderes globais para as inovações no metaverso e oportunidades colaborativas em jogos e…

3 horas ago

Belkin se compromete a ser 100% neutra em carbono em todos os seus negócios até 2030

Belkin, marca líder em produtos eletrônicos de consumo há 40 anos, publicou seu Relatório de…

7 horas ago

Belkin se compromete a ser 100% neutra em carbono em todos os seus negócios até 2030

Com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono em seus escritórios e operações até…

7 horas ago

Palace Dubai Creek Harbour Hotel abre oficialmente suas portas no centro de Dubai

O Palace Dubai Creek Harbour Hotel do Emaar Hospitality Group abriu oficialmente suas portas no…

10 horas ago

Palace Dubai Creek Harbour Hotel abre oficialmente suas portas no centro de Dubai

Um destino ideal onde a elegância moderna encontra o charme árabe em perfeita harmonia.

10 horas ago