Comunicação

Greve da EBC chega ao fim

Iniciada em 26 de novembro, a paralisação de parte dos funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) chegou ao fim na noite de terça-feira, 14, informou o site Poder 360. Lideranças afirmam, no entanto, que o movimento grevista não chegou completamente ao fim, ainda dependendo de reuniões com órgão do poder Judiciário.

Leia mais:

“Em assembleia nesta 3ª feira (14.dez.2021), as trabalhadoras e trabalhadores da EBC decidiram suspender a greve de 19 dias, a maior da história, e, ao mesmo tempo, manter o Estado de Greve, após decisão judicial de quantitativo mínimo, enquanto o Tribunal Superior do Trabalho analisa o Dissídio Coletivo. Nesta 5ª feira (15.dez), teremos mediação chamada pelo MPT”, pontua a equipe de coordenação que representa o grupo grevista.

Nesta semana, o time de trabalhadores da EBC divulgou que a greve em questão já havia se tornado a maior paralisação da história da empresa de mídia estatal vinculada ao Ministério das Comunicações. Em 2013, servidores da estatal ficaram 16 dias sem desempenhar suas atividades profissionais. Nas paralisações de 2015 e 2017, os movimentos grevistas perduraram por 11 dias (em cada oportunidade).

Motivo da greve da EBC

A paralisação da EBC teve início, segundo os líderes do movimento, após a direção da empresa ter suspendido o acordo coletivo de trabalho que até então estava sendo renovado mensalmente. Os trabalhadores afirmam que auxílio para funcionários com deficiência e estabilidade para gestantes. De acordo com a comissão à frente da paralisação, a ação grevista foi aderida por aproximadamente 70% dos empregados.

A empresa também não concedeu a progressão de carreira aos trabalhadores, com a justificativa de que não pode aumentar os gastos, enquanto comprou novela bíblica da Record

“Nas negociações com as entidades sindicais, que se arrastam há mais de um ano, a empresa quer impor um banco de horas e se recusa a reajustar os salários pela inflação”, posicionou-se a Comissão dos Empregados da EBC. “A empresa também não concedeu a progressão de carreira aos trabalhadores, com a justificativa de que não pode aumentar os gastos, enquanto comprou novela bíblica da Record, contratou novos apresentadores e outros funcionários comissionados”, reclamou o grupo em comunicado divulgado na última segunda-feira.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Bares e hotéis: LTP passa a personalizar pratos e copos

Novo atendimento "LTP Barware" realiza a personalização de utensílios de vidro, cerâmica e metal para…

18 horas ago

Edoo e OTIS anunciam mais de 65 vagas de estágio técnico

A OTIS, em parceria com a Edoo, lança mais de 65 vagas de estágio técnico…

18 horas ago

Especialista compartilha dicas para pedir aumento de salário

Profissional que deseja pedir aumento de salário precisa se preparar, reunir dados e escolher o…

18 horas ago

GRTS Contábil é lançado com apoio do SESCON-SP

Nova unidade de negócios da GRTS Digital, liderada por Fernando Bueno, tem como objetivo digitalizar…

18 horas ago

Estudo aponta taxas de incontinência urinária na infância

Pesquisa publicada no Journal Pediatric Nephrology aponta que a incontinência urinária afeta uma parcela considerável…

18 horas ago

Estudo aponta dados de facilitadores sociais e uso de drogas

Conforme informado na publicação, uma média de 30% das pessoas que usam drogas injetáveis em…

18 horas ago