Portal Comunique-se

Grupo de Teatro de Uberlândia inicia atividades online

III Jornada do Grupontapé ganha palco virtual durante a pandemia da Covid-19.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Uberlândia-MG 26/8/2020 –

O tradicional Grupontapé, Cia. de teatro de Uberlândia-MG, que está há mais de 20 anos na estrada, realizará, a partir do dia 28 deste mês, a III Jornada – um evento que faz parte da trajetória do Grupo, com visitas a várias cidades contemplando apresentações teatrais, oficinas, dentre outras ações culturais. Totalmente adaptado ao momento de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19, o espaço para a realização do evento será virtual, ou seja, a transmissão será por meio do canal do Grupontapé no YouTube.

A programação começa no dia 28 com a liberação dos vídeos gravados dos espetáculos: “Tempo de Águas” e “#Preciosas”. No dia seguinte (29/08), será a Live de Lançamento do Livro: Grupontapé: a construção de uma maioridade com Eduardo Moreira e integrantes do Grupontapé; no dia 30/08 a Live com o Grupontapé “Compartilhamento de processo artístico” e, no dia 04 de setembro, serão disponibilizados os vídeos da Oficina de produção e gestão cultural com as atrizes e cofundadoras do Grupo, Kátia Bizinotto, Katia Lou, e participação do produtor cultural da Balaio do Cerrado Produtora, Rubem dos Reis. Todas as atividades serão sempre às 20 horas.

O projeto é uma realização do Grupontapé e a Escola Livre, com a produção da Balaio do Cerrado Produtora e o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

A necessidade de se reinventar

Após ter todos os espetáculos e projetos suspensos e o teatro fechado devido à pandemia da Covid-19, em março deste ano, o Grupontapé vem procurando se reinventar para manter sua equipe, estrutura e as atividades.

Sustentado pelo tripé: criação, formação e desenvolvimento humano, o Grupo viu no ambiente virtual a possibilidade de continuar o trabalho. “Nós estudamos o mercado e avaliamos como entregar os nossos serviços, trabalhos artísticos e conteúdo para os nossos mais diversos públicos e adequamos nossos projetos e propostas a esta nova realidade, contemplando o isolamento social. Está sendo um desafio, mas a pandemia veio para nos abrir um leque de possibilidades e enxergar o potencial que temos para expandir ainda mais o alcance do nosso trabalho”, avalia a cofundadora e coordenadora administrativo-financeira do Grupontapé, Katia Bizinotto.

O produtor do Grupontapé, Rubem dos Reis, garante que, com essa nova proposta digital o público será abastecido com um rico conteúdo e agendas cheias de atividades. “Não podemos deixar a cultura paralisada. É necessário nos reinventarmos para não sair de cena. Somos agentes da economia da cultura, que é um braço do desenvolvimento econômico de uma sociedade e que ajuda a girar a economia. Muitos profissionais vivem do trabalho artístico-cultural, por isso temos que nos fortalecer para nos mantermos no mercado. Estamos fazendo a nossa parte”, destaca.

Sobre os espetáculos

Tempo de Águas

A peça “Tempo de Águas” estreou em maio de 2017. De lá para cá o espetáculo já foi apresentado dezenas de vezes, tendo circulado em seis cidades mineiras, além das temporadas em Uberlândia.
Em cena destacam-se duas atrizes cofundadoras do Grupo: Kátia Bizinotto e Katia Lou e, na retaguarda, toda a equipe da trupe envolvida no processo, sob a regência da diretora Inês Peixoto, com a assistência de Juliana Nazar. A diretora também assina a concepção artística do espetáculo, além do cenário e figurino realizado em parceria com o artista Flávio Arciole.

O texto da dramaturga argentina Patricia Zangaro, traduzido por Eduardo Moreira e Katia Lou, conta a história de duas mulheres, uma velha e a outra jovem que, confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.

#Preciosas

#Preciosas é uma delirante adaptação das peças “Preciosas Ridículas” e o “Improviso de Versalhes” originais do escritor Molière, traduzidas aos dias de hoje.

O enredo gira em torno de um grupo de teatro que prepara uma nova montagem e enfrenta inúmeros desafios, inclusive o de colocar em cena a história de duas preciosas ridículas do mundo de hoje, refugiadas numa academia de ginástica, e que tramam um golpe, a partir de um aplicativo de encontros, para se tornarem ricas, poderosas e emergentes do mundo da fama. “A história dessas personagens está baseada nas emergentes sugar babies, que estão em busca de homens que possam sustentar seus desejos e promover a elas a ascensão social”, conta Katia Bizinotto, que também integra o elenco do espetáculo.

A direção do espetáculo foi compartilhada entre Katia Lou e Eduardo Moreira, que por sua vez também assina a dramaturgia juntamente com Cacá Brandão.
Sobre a Oficina de Produção e Gestão Cultural

Conduzida pelas cofundadoras e pelo produtor do Grupo, serão abordados três eixos-temáticos na oficina, sendo eles:
– A cultura como fator estratégico para o desenvolvimento com Rubem dos Reis;
– A eficiência como fator de sustentabilidade com Kátia Bizinotto;
– Teatro aplicado: sustentabilidade e desenvolvimento humano com Katia Lou.

Serviço
O quê: III Jornada Grupontapé
Quando: 28 de agosto a 04 de setembro de 2020
Onde: Canal do Grupontapé no YouTube
Horário: sempre às 20 horas

Website: https://www.youtube.com/channel/UC32CHaAL-06tjybrVgdqMKw

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner