O Grupo Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou hoje os resultados do terceiro trimestre, com receita do Grupo de US$ 15,3 bilhões e lucro líquido de US$ 437 milhões. A receita de negócios fora do segmento de PC alcançou um pico de 41% e a rentabilidade permaneceu sólidaàmedida que os mecanismos de crescimento diversificados da Lenovo do Grupo de Soluções e Serviços (Solutions and Services Group, SSG) e do Grupo de Soluções de Infraestrutura (Infrastructure Solutions Group, ISG) aumentaram a receita para recordes de US$ 1,8 bilhão e US$ 2,9 bilhões, respectivamente – um crescimento ano a ano de 23% e 48%. Todos os principais ramos empresariais contribuíram para o lucro operacional pelo quinto trimestre consecutivo.
Embora o setor enfrente importantes pressões macroeconômicas, a Lenovo vê muitas oportunidades de longo prazoàmedida que as tendências mundiais de digitalização e transformação inteligente continuam em alta e a expectativa é de que os gastos com TI se recuperem para uma taxa de crescimento moderada a médio/longo prazo. No segmento de PC, a demanda real, conforme refletido pelos dados de ativação em 2022, é muito melhor do que indicam os dados de envio da indústria, pois o canal consome excesso de estoque. O Grupo espera que o crescimento ano a ano seja retomado na segunda metade do ano civil, com a demanda do usuário final sendo maior do que os níveis pré-Covid.
O Grupo continua tomando medidas proativas para fortalecer ainda mais sua competitividade de custos. Ele fará isso investindo em mecanismos de crescimento de alta margem, bem como reduzindo as despesas operacionais da taxa de execução. O saldo de caixa da Lenovo continua forte, o ciclo de conversão de caixa continua melhorando, o estoque de canal foi reduzido e a empresa continua investindo em R&D e sustentabilidade – mantendo o compromisso de dobrar a rentabilidade a médio prazo.
Destaques financeiros:
| 3T 22/23 | 3T 21/22 | Variação
|
Receita do Grupo | 15.267 | 20.127 | (24%) |
Receita bruta | 605 | 855 | (29%) |
Receita líquida (lucro atribuível aos acionistas) | 437 | 640 | (32%) |
Receita líquida (lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS) [1] | 447 | 652 | (31%) |
|
|
|
|
Ganhos básicos por ação (em centavos de US$) | 3,65 | 5,50 | (1,85) |
Citação do presidente do conselho e CEO, Yuanqing Yang:
“Os resultados sólidos de hoje demonstram que nossa estratégia de transformação liderada por serviços está dando seus frutos. Nossos diversificados mecanismos de crescimento de negócios não relacionados a PC agora respondem por mais de 40% da receita do Grupo e estão fortalecendo a rentabilidade. Apesar da complexidade do ambiente macro, mantivemos nossa liderança de mercado em PC. Continuo confiante de que nossa estratégia clara, resiliência operacional, liquidez saudável e investimento contínuo em inovação garantirão que possamos oferecer crescimento sustentável de longo prazo e maior lucratividade”.
Grupo de Soluções e Serviços (Solutions and Services Group, SSG): receita recorde e margem alta
Oportunidade:
Espera-se que o mercado de serviços de TI de trilhões de dólares permaneça forte a médio/longo prazo, com o crescimento dos serviços gerenciados para nuvem, local e borda com aumento de 7% de CAGR. Os gastos em soluções e serviços verticais em educação, varejo inteligente, cidade inteligente e manufatura apresentam CAGR de quase dois dígitos.
Desempenho do terceiro trimestre do ano fiscal de 2022/23:
Crescimento sustentável:
Grupo de Soluções de Infraestrutura (Infrastructure Solutions Group, ISG): receita recorde e lucro recorde
Oportunidade:
Até 2025, só o mercado de servidores deve alcançar US$ 135 bilhões. No mesmo período, o mercado de infraestrutura de ponta crescerá 17% de CAGR para atingir US$ 37 bilhões, e o mercado de armazenamento ultrapassará US$ 35 bilhões.
Desempenho do terceiro trimestre do ano fiscal de 2022/23:
Crescimento sustentável:
Grupo de Dispositivos Inteligentes (Intelligent Devices Group, IDG): lucratividade sólida e expansão para áreas de crescimento
Oportunidade:
Apesar do declínio do segmento de PC, a demanda real, conforme refletido pelos dados de ativação em 2022, é muito melhor do que indicam os dados de envio da indústria, com o mercado devendo se estabilizar em um nível superior ao pré-pandêmico no segundo semestre de 2023.
Desempenho do terceiro trimestre do ano fiscal de 2022/23:
Crescimento sustentável:
Destaques operacionais e investimentos para o futuro
Governança ambiental, social e corporativa – A Lenovo recentemente se tornou parte do primeiro grupo de empresas a receber a validação net-zero da iniciativa Science Based Targets, uma parceria entre o Pacto Global da ONU, CDP, World Resources Institute e World Wide Fund for Nature, tornando-se a primeira fabricante de PC e smartphone com metas validadas pelo Padrão Net-Zero. Como parte de seus compromissos mais amplos de sustentabilidade, a Lenovo se associouàKuehne+Nagel para desenvolver uma solução de logística sustentável que visa ajudar os clientes a reduzir sua pegada de carbono. A empresa foi listada no Índice de Igualdade de Gênero (GEI) de 2023 da Bloomberg pelo quarto ano. A estrutura desse índice acompanha o progresso de 484 empresas, em 11 setores e 45 países e regiões ao redor do mundo, no empoderamento e igualdade das mulheres no local de trabalho.
Excelência na cadeia de suprimentos – No Fórum Econômico Mundial deste ano, em Davos (Suíça), a fábrica Hefei da Lenovo, LCFC, foi reconhecida como um dos 18 novos locais adicionadosàGlobal Lighthouse Network do Fórum, entre 132 grandes fabricantes, cada um escolhido por sua liderança e integração das tecnologias da Quarta Revolução Industrial (4RI). Fundada em 2011, a LCFC é uma das fábricas de manufatura inteligente mais avançadas do mundo e a maior para dispositivos de computação inteligentes (PCs, servidores, computação de ponta e Internet das Coisas inteligente). Ela é o carro-chefe da rede de mais de 35 locais de fabricação da Lenovo em nove mercados e envia produtos para 126 mercados do mundo inteiro. Isso é feito gerenciando 300 mil peças individuais de materiais e peças todos os dias, 300 novos produtos discretos todos os anos e mais de 200 mil configurações diferentes de produtos.
Reconhecimentos da indústria – A revista Fortune publicou recentemente sua lista anual de “Empresas mais admiradas do mundo”, onde a Lenovo subiu 11 posições na lista – para o 189º lugar. O ranking anual avalia a reputação corporativa de organizações internacionais e analisa as 1 mil maiores empresas dos EUA, juntamente com as 500 empresas mundiais da FORTUNE, com receita anual de mais de US$ 10 bilhões. A Lenovo atualmente ocupa a 171ª posição na lista FORTUNE Global 500. A lista classifica empresas internacionais de 52 setores diferentes. Dentro das empresas da subcategoria “Indústria de informática”, a Lenovo foi particularmente reconhecida como a “mais admirada”, com boa pontuação em qualidade de produtos e serviços, governança, inovação e responsabilidade social.
A Fast Company reconheceu recentemente a tecnologia educacional de realidade mista da Lenovo como uma das “próximas grandes coisas em tecnologia”. O painel de editores e escritores investiga o mundo da tecnologia para mostrar o que acredita ser a “próxima grande novidade em tecnologia” em empresas de todos os tamanhos, desde multinacionais a startups. Este ano, a Lenovo foi escolhida, juntamente com outras 120 empresas, que demonstraram pensamento inovador e tecnologia de ponta. A Lenovo foi destacada como uma das várias empresas que tentam tornar o mundo um lugar melhor, resolvendo problemas sociais básicos.
[1] A medida não-HKFRS foi ajustada excluindo as variações líquidas do valor justo dos ativos financeiros a valor justo por meio de lucro ou perda, amortização de ativos intangíveis resultantes de fusões e aquisições, encargos relacionados a fusões e aquisições; e os correspondentes efeitos do imposto de renda, se for o caso. |
|
[2] Com base em pesquisa interna realizada em 2 de dezembro de 2022, de todos os principais fabricantes de PC que enviam mais de 1 milhão de unidades a redor do mundo anualmente. |
Sobre a Lenovo
A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma potência tecnológica global com receita de US$ 70 bilhões, classificada em 171º lugar na Fortune Global 500, empregando 82 mil pessoas no mundo inteiro e atendendo milhões de clientes todos os dias em 180 mercados. Focada em uma visão ousada de fornecer tecnologia mais inteligente para todos e todas, a Lenovo construiu seu sucesso como a maior empresa de PCs do mundo, expandindo ainda mais para as principais áreas de crescimento, incluindo servidores, armazenamento, dispositivos móveis, soluções e serviços. Essa transformação, juntamente com a inovação que muda o mundo da Lenovo, está criando uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável. Para saber mais, acesse https://www.lenovo.com e leia as últimas notícias em nosso StoryHub.
|
|
| ||
GRUPO LENOVO
Para o trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2022 (em milhões de US$, exceto por dados de participação) | ||||
|
|
| ||
|
|
|
|
|
Receita |
| 15.267 | 20.127 | (24%) |
Lucro bruto |
| 2.612 | 3.355 | (22%) |
Margem de lucro bruto |
| 17,1% | 16,7% | 0,4 pts |
Despesas operacionais |
| (1.862) | (2.423) | (23%) |
Despesas de P&D |
| (579) | (549) | 5% |
(incluído nas despesas operacionais) |
|
|
| |
Relação despesas/receitas |
| 12,2% | 12% | 0,2 pts |
Lucro operacional |
| 750 | 932 | (20%) |
Outras receitas/(despesas) não operacionais – líquidas |
| (145) | (77) | 88% |
Receita bruta |
| 605 | 855 | (29%) |
Tributação |
| (123) | (173) | (29%) |
Lucro no período |
| 482 | 682 | (29%) |
Participações societárias minoritárias |
| (45) | (42) | 6% |
Lucro atribuível aos acionistas |
| 437 | 640 | (32%) |
Lucro atribuível aos acionistas – não-HKFRS[1] |
| 447 | 652 | (31%) |
Ganhos por ação (em centavos de US$) |
|
|
|
|
Básico | 3,65 | 5,50 | (1,85) | |
Diluído | 3,44 | 4,92 | (1,48) |
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20230216005935/pt/
Contato:
Hong Kong – Angela Lee,angelalee@lenovo.com, +852 2516 4810
Londres – Charlotte West, cwest@lenovo.com, +44 7825 605720
Zeno Group – LenovoWWcorp@zenogroup.com
Fonte: BUSINESS WIRE
Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…
ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…
Uma das maiores holdings de franquias do Brasil, o Grupo Zanon aposta alto no mercado…
O estudo aponta que a Indústria de Transformação brasileira manteve sua posição no ranking mundial…
A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…
Decisão sobre o regime tributário unificado deve considerar custos, benefícios e compatibilidade com o perfil…