(Imagem: Canva)
Há 50 anos — em 19 de fevereiro de 1972 — era realizada, pela Rede Globo, a primeira transmissão de um programa a cores pela TV brasileira. Com imagens da TV Difusora de Porto Alegre, a Globo transmitiu a Festa da Uva de Caxias do Sul (RS) com narração de Cid Moreira. Em 31 de março daquele ano, o novo padrão de transmissão em cores, chamado PAL-M, foi oficializado. O advento das cores elevou a televisão a um outro patamar, dando mais emoção ao telespectador.
A história da televisão no Brasil, entretanto, começou quase 20 anos antes da “chegada das cores”. Ainda na primeira metade do século 20 já eram realizadas transmissões experimentais pelo país. Mas foi só em 18 de setembro de 1950 que foi inaugurada, por Assis Chateaubriand, a TV Tupi de São Paulo, a primeira emissora brasileira e a primeira da América do Sul. Com programações em preto e branco e ao vivo, a emissora transmitia programas educativos, informativos, pronunciamentos do presidente e apresentações musicais. O primeiro telejornal brasileiro foi ao ar no dia 19 de setembro daquele mesmo ano.
Os anos 1960 foram marcados pela expansão das emissoras por todo país. Com a inauguração da nova capital, Brasília, foi realizada, em 21 de abril de 1960, a primeira transmissão em rede pela TV Tupi. A chegada do então presidente Juscelino Kubitschek com a sua comitiva ao Distrito Federal também foi transmitida.
Também foi na década de 1960, por meio da tecnologia do videoteipe, que as gravações passaram a tomar conta das programações. Os programas de auditório, com a ascensão de figuras como Silvio Santos e Hebe Camargo, fizeram a população se aproximar cada vez mais da TV.
Nos anos 70, com a chegada das transmissões a cores, a importância da televisão como meio de entretenimento e informação cresce. A partir daí, a TV começou a se firmar no gosto do brasileiro.
Passados 50 anos da transmissão — em cores — da Festa da Uva de Caxias do Sul (RS), as inovações na TV são inúmeras, desde o streaming até aparelhos ultra modernos, mostrando que a caixinha com imagens veio realmente para ficar.
___________________
Reportagem: Thiago Guimarães, estagiário sob supervisão de Alessandra Esteves.
Edição: Lilian Beraldo.
A marca LYCRA® e QIRA® são os principais patrocinadores da edição de Copenhague de 2025
DUBAI, Emirados Árabes Unidos, June 01, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Falcon Luxe, divisão de…
VICTORIA, Seychelles, June 01, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal corretora de criptomoedas e…
Com novas parcerias com a monday.com e a Keepit, Aplex expande portfólio, inaugura modelo inédito…
Zanini orienta seus clientes sobre as melhores práticas para reduzir vulnerabilidades, como o cadastro e…
Empresas e organizações que comunicam falecimentos com empatia preservam vínculos humanos e contribuem para um…