Categories: Comunicação

Homens têm ido mais ao médico, registra SulAmérica Saúde

O mês de novembro marca o momento de maior incentivo aos cuidados com a saúde da população masculina. A campanha do Novembro Azul reforça a importância dos homens visitarem seus médicos regularmente, o que ocorre em proporção muito menor do que as mulheres, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Segundo dados da associação médica, em 2022, foram registrados mais de 1,2 milhão de atendimentos femininos por ginecologistas no Sistema Único de Saúde (SUS), contra apenas 200 mil consultas de homens no urologista*. No entanto, segundo dados internos da SulAmérica Saúde, esse cenário parece estar mudando, com um aumento na procura de homens por especialistas para prevenção à saúde.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, com 29% dos casos, sem considerar o câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer. De acordo com a SBU, recomenda-se fazer, de forma individualizada, um rastreamento para o câncer de próstata, que é a prática de fazer consultas e exames de forma periódica, mesmo que o paciente não apresente sintomas, para diagnóstico precoce dessa e de outras doenças. A entidade médica preconiza que o rastreamento seja feito, considerando cada caso de forma particular. Em geral, o screening se faz com base nos resultados de exame de sangue (PSA) e do toque retal. Caso haja alteração, pode ser necessária a realização de uma biópsia da próstata para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Dados da SulAmérica apontam que já havia um declínio na procura de homens por médicos especialistas para rastreio de câncer de próstata, o que foi mais acentuado durante a pandemia. Do primeiro semestre de 2019 para o mesmo período de 2020, houve uma redução de 14,8% da proporção de beneficiários que fizeram os exames preventivos para câncer de próstata. Mas no ano seguinte, do primeiro semestre de 2020 para o primeiro semestre de 2021, observou-se um aumento, na ordem de 2,4%. No mesmo período, de 2021 para 2022, esse número continuou a crescer: houve aumento de 8,5% da proporção de beneficiários que fizeram o rastreio para câncer de próstata.

A diretora de gestão de saúde populacional da SulAmérica, Raquel Imbassahy, reforça a importância do acompanhamento médico: “A prevenção é fundamental não apenas para o combate ao câncer de próstata. Hoje em dia, há mais recursos, opções e formas de acesso ao cuidado com a saúde, sem mesmo precisar sair de casa”, finaliza.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Mudanças climáticas elevam riscos de incêndios na Amazônia

Eventos internacionais têm colocado a sustentabilidade no centro das discussões globais, destacando a urgência de…

15 horas ago

João Pessoa recebe 2° edição do evento internacional ECON

A capital paraibana realizou uma noite de encontro com empreendedores do estado.

15 horas ago

Mercado pet abre oportunidades estratégicas para novos negócios

O aumento da demanda por produtos e serviços para animais está sendo impulsionada pela conscientização…

15 horas ago

Pesquisa Clínica busca rotas em investimento e inovação

Além do apoio da indústria farmacêutica, a participação da comunidade médica em geral pode contribuir…

15 horas ago

Demanda por parto humanizado aumenta no Brasil

O parto humanizado coloca a mãe como protagonista do nascimento, promovendo uma experiência respeitosa e…

15 horas ago

Adoçantes culinários não são todos iguais

Entender a diferença entre eles pode ajudar em melhores escolhas na hora de preparar uma…

15 horas ago