De acordo com o estudo Pulse of Change, divulgado pela Accenture, “76% dos líderes veem a IA generativa mais como oportunidade do que ameaça, e mais benéfica para o crescimento da receita do que para a redução de custos”.
Porém, a falta de conhecimento sobre os processos, além da falta de ferramentas adequadas e de profissionais qualificados, são desafios enfrentados pelos profissionais c-level que desejam adotar estratégias com inteligência artificial generativa.
Nesse cenário, o amadurecimento dessas estratégias se faz necessário para o sucesso no alcance de metas estabelecidas nas empresas.
“Incentivar a inovação em inteligência artificial significa criar uma cultura que valoriza a experimentação, o aprendizado contínuo e a adaptação rápida às mudanças”, explica Caio Amante, founder e CEO da Dataside, consultoria focada em dados, IA e negócios.
Ao dar início em um planejamento de implementação de inteligência artificial, os gestores precisam fazer uma avaliação de como estão alguns processos nas respectivas empresas, cada etapa é fundamental para a estratégia ser um sucesso.
Com isso, é preciso avaliar a maturidade de dados na empresa, identificar oportunidades de inteligência artificial e contar com uma equipe de profissionais qualificados para escolher as tecnologias certas, implementá-las e monitorá-las.
Benefícios da IA Generativa para os negócios
A IA generativa se tornou uma ferramenta muito valiosa para os tomadores de decisão, isso porque ela oferece uma série de benefícios, como inovação, melhoria na eficiência operacional e na experiência do cliente e redução de custos. Entre os principais benefícios da IA Generativa estão:
Inovação e Criatividade
A capacidade de gerar novos conteúdos de forma criativa e inovadora permite que as empresas explorem novas ideias e conceitos, impulsionando a inovação em produtos, serviços e campanhas de marketing.
Personalização
A IA generativa pode ajudar a criar conteúdos personalizados para clientes com base em suas preferências e comportamentos, permitindo que as empresas ofereçam experiências mais relevantes e personalizadas.
Eficiência operacional e redução de custos
Automatizar tarefas pode economizar tempo e recursos, permitindo que as equipes se concentrem em atividades mais estratégicas e de alto valor agregado.
Melhoria da Experiência do Cliente
Ao oferecer conteúdo personalizado e relevante, as empresas podem melhorar a experiência do cliente, aumentando a satisfação e a fidelidade.
Competitividade
Utilizar IA generativa de forma eficaz pode ajudar as empresas a se destacarem em um mercado competitivo, oferecendo produtos e serviços inovadores.
Buscar conhecimento sobre as tendências tecnológicas do mercado é um passo importante para tirar os planos do papel. O webinar “Muito além do ChatGPT – Descubra o potencial da IA Generativa para os negócios”, vai desvendar IA Generativa e seus impactos no mundo dos negócios. O evento, gratuito e online, acontecerá no próximo dia 11 de junho, às 19h30. É possível saber mais sobre o evento clicando neste link.
A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…
O reconhecimento homenageia as 25 principais empresas que desenvolvem as melhores culturas de local de…
A nova solução permite que as equipes de vendas globais criem vídeos personalizados, enquanto as…
A Keturah, o revolucionário conceito imobiliário e hoteleiro de luxo e bem-estar, anunciou marcos importantes…
A melhor plataforma de linhagem de dados e de catálogo da Octopai para fornecer capacidade…
A Andersen Global continua desenvolvendo sua plataforma multidisciplinar na África do Sul por meio de…