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Idealizadora do Enem alerta: leitura vai fazer a diferença nas provas

28/9/2020 –

Com a pandemia e a necessidade de se praticar o isolamento social e evitar aglomerações, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) precisou ser adiado para o final de janeiro de 2021. O tempo a mais que estudantes ganharam não significa necessariamente uma vantagem, já que a suspensão das aulas presenciais deve trazer prejuízos para alunos em todo o país. Em debate promovido pelo Colégio Positivo, Curso Positivo e pelo Sistema Positivo de Ensino para discutir a melhor forma de minimizar os impactos do atual contexto para que os jovens não saiam prejudicados, a professora e membro do CNE (Conselho Nacional de Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, disse que é muito difícil que as escolas consigam cumprir com o currículo de 2020 até o final deste ano. Uma das saídas indicadas por ela para que estudantes consigam superar essa defasagem é a leitura. “Os jovens precisam ler muito. A leitura é o fator mais importante para o estudante ter sucesso no Enem ou em qualquer outro concurso de entrada no Ensino Superior. A leitura é a macro competência. É ela que vai ajudar o estudante a compreender o enunciado de todas as questões, a escrever melhor e a produzir uma redação mais coerente”, destacou a professora e socióloga responsável pela organização e implantação do Enem, em 1998, quando presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A reforma do Ensino Médio deve aumentar ainda mais os desafios de jovens frente ao Enem. De acordo com o diretor editorial do Sistema Positivo de Ensino, Joseph Razouk Junior, muitas escolas já começam a implantar a nova proposta a partir de janeiro de 2021. “O Sistema Positivo de Ensino já implanta a nova grade curricular para alunos da 1ª série do Ensino Médio em 2021, e o Enem ainda terá um prazo para se adaptar a essas mudanças. Certamente, enquanto o Novo Ensino Médio e o Enem não estiverem alinhados, os alunos terão mais esse desafio pela frente”, alerta Razouk. Para ele, além do estudo sistemático, a leitura é a principal aliada dos jovens nesse contexto. “Não tem outra alternativa para o jovem a não ser ler muito. Não existe mágica que faça alguém que não escreve bem durante todo o ano todo fazer uma boa redação no dia da prova. Produz um bom texto quem lê muito, quem fala bem, quem argumenta bem. E isso é possível e está acessível a todos. Ler é para todos”, defende Razouk. O professor do Curso Positivo, João Pedro Mateos, destaca ainda que redação requer técnica – e tudo que depende de técnica exige muito treino e prática. “É preciso ler muito e escrever muito. A leitura vai garantir o repertório necessário. Todo conhecimento é válido na hora da redação, inclusive para a compreensão dos enunciados, para entender o que o texto da questão está pedindo”, completa Mateos.

De acordo com o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, o estímulo à leitura é um dos pilares do trabalho desenvolvido por professores de todas as unidades da instituição. “É por meio da leitura que vamos formar indivíduos bem preparados para um mundo cada vez mais exigente e complexo. Ler muito – e sempre – torna as pessoas mais críticas, com conhecimento e capacidade de expressão e argumentação, e isso, com certeza, faz a diferença na hora de suprir outras defasagens ou encarar uma avaliação, uma entrevista de trabalho e outros desafios que o mundo adulto reserva para esses jovens”, completa o diretor.

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Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende oito unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo – Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo – Hauer, o Colégio Positivo – Internacional, o Colégio Positivo – Água Verde, o Colégio Positivo – Boa Vista e o Colégio Positivo – Batel atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à Educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colégio Positivo – Joinville e o Colégio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR). Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR).

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com quatro sedes em Curitiba (PR), uma em Joinville (SC) e uma em Ponta Grossa (PR) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico.

Website: https://sistemapositivo.com.br/

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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