Categories: Comunicação

Identidade de marca é relevante para consumidores

Conforme revelado pelas estatísticas apresentadas no infográfico da Renderforest, cerca de 75% dos indivíduos têm a capacidade de identificar uma marca por meio de seu logotipo, enquanto 60% associam uma marca ao seu estilo visual característico. Além disso, aproximadamente 45% dos consumidores conseguem reconhecer marcas por meio de suas cores distintivas. Os dados integram um tipo de estratégia de marketing voltada para a construção de autoridade com objetivo de consolidar empresas no mercado a partir da memória de seus consumidores.

Também chamado de marketing de autoridade, ele visa estabelecer indivíduos ou marcas como líderes confiáveis e especializados em um campo específico. Por meio da criação e compartilhamento consistente de conteúdo, insights e conhecimentos relevantes, o objetivo é construir uma reputação sólida e influente, capaz de atrair e engajar uma audiência qualificada. Essa abordagem busca não apenas promover produtos ou serviços, mas também fornecer informações que ajudem a resolver problemas e necessidades do público, fortalecendo a credibilidade e a conexão emocional com os consumidores.

De acordo com o levantamento da empresa, cerca de um terço dos clientes já tem uma marca em mente ao iniciar suas jornadas de compras, demonstrando preferência por marcas reconhecidas, abrangendo 59% dos compradores. No campo dos investimentos, a solidez da marca desempenha um papel fundamental, com 82% dos investidores buscando empresas com presença de marca robusta. Além disso, 77% dos clientes prontamente associam produtos específicos a marcas particulares. Sob a perspectiva das organizações, 75% consideram a conscientização da marca como prioridade.

No cenário da identificação de marca, destaca-se o logotipo como o elemento mais reconhecível – uma constatação compartilhada por 75% dos participantes. Em seguida, o estilo visual obtém 60% de reconhecimento. As cores distintivas da marca e a singularidade de sua voz também têm papéis significativos, sendo identificadas por 45% e 25% das pessoas, respectivamente. Entre os gerentes de marca, 70% consideram a construção da audiência como uma prioridade maior do que a simples conversão de vendas, ressaltando a importância de estabelecer conexões profundas e duradouras com o público.

O CEO da empresa Mestres do Site, Giovanni Ballarin, define o marketing de autoridade como uma estratégia poderosa para atrair e conquistar novos clientes. Segundo o profissional, ela se baseia na construção de reputação e expertise da marca em um determinado segmento. “Ser autoridade dentro do seu segmento pode trazer inúmeros benefícios, abrindo portas para novas parcerias, colaborações e oportunidades de negócios. Além disso, ajuda a estabelecer autoridade e confiança da empresa no mercado”, salienta.

Ballarin ressalta que algumas maneiras de buscar autoridade são: produzir conteúdo de qualidade e informativo, mostrar depoimentos e estudos de caso para ajudar a construir confiança nos novos prospects, participar de eventos e palestras, criar parcerias com outras marcas e publicar em mídias relevantes.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

13 horas ago