O Centro Universitário IMEPAC, localizado em Araguari, recebeu a nota máxima (5) em dois cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2021: a Licenciatura em Pedagogia e o Bacharelado em Educação Física. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação, com base na avaliação de desempenho dos estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta, como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, segundo metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
Divânia Freitas, pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão do IMEPAC, ressalta que, dos 6.588 cursos presenciais avaliados no Enade ciclo 2021, somente 202 obtiveram o conceito máximo no Conceito Preliminar de Curso – CPC, que é o 5, o que equivale a 3,1%, e os cursos de Pedagogia e Educação Física estão neste grupo seleto. Vale pontuar que os cursos das instituições privadas com fins lucrativos atingiram, em sua maioria, o conceito 3 do indicador: 1.199 cursos (56,9%) de 2.106 resultados divulgados.
A pró-reitora explica que o curso que alcança o CPC 5 é considerado, pelo MEC, um curso de excelência, numa visão sistêmica, considerando não só o desempenho do estudante, mas também o corpo docente, a infraestrutura, a organização didático-pedagógica e o quanto a instituição agregou ao processo de formação do estudante no decorrer do curso.
Para Hugo Zanetti, coordenador do bacharelado em Educação Física, a nota é o reflexo do trabalho que a instituição e o corpo docente fazem pelo curso. “Estamos felizes, com a sensação de dever cumprido e de entrega bem-feita”, afirma. Ele acredita que os diferenciais do curso oferecido pelo IMEPAC, único a receber nota 5 em Minas Gerais, são a matriz curricular baseada em evidências, a infraestrutura com ótimos laboratórios, como o de fisiologia do exercício, a aplicação de metodologias ativas na educação e o empenho dos alunos.
A coordenadora do curso de Pedagogia do IMEPAC, Maria Teresa de Beaumont, destaca que a conquista da nota máxima no CPC traz uma sensação de dever cumprido internamente e uma maior visibilidade e reconhecimento externo, com potencial para atrair novos alunos e interessados. “A coordenação pretende manter a qualidade do curso, atendendo às mudanças sociais, culturais e do mercado de trabalho, e continuar a evoluir constantemente. O grande objetivo atual é garantir a construção do perfil de professor estabelecido pelo MEC, com um currículo inovador, que proporcione aos alunos a formação necessária para atuar na educação básica, com excelência”, afirma.
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