A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) se reúne na quinta-feira (4) para debater sobre a influência das fake news na sociedade, com foco na liberdade de imprensa. A audiência foi solicitada pelo presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS).
Foram convidados para participar da reunião o diretor da Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) Antônio Paulo Santos; a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, Angela Brandão; a representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Marina Pita; e a presidente do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco. Também devem participar da reunião os representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), do Intervozes, do Instituto Alana, da Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos (Abraji), do Repórteres sem Fronteiras, da organização Artigo 19, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
O Senado lançou, recentemente, campanha de esclarecimento sobre fake news, que mostra ao cidadão como reconhecer uma notícia falsa sobre o Congresso e como impedir que ela se espalhe. Na ocasião, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, destacou que a campanha é uma ferramenta a mais na gestão democrática.
“Na guerra contra as notícias falsas, que são maldosamente criadas para confundir a opinião pública, o Senado está fazendo sua parte. Além de uma cobertura jornalística completa e imparcial, promove agora peças de utilidade pública, lembrando ao cidadão que ele conta com os veículos oficiais para acompanhar o que acontece na vida política brasileira e para não se deixar enganar”, pontuou Alcolumbre.
A audiência será às 14h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…