Categories: noticias-corporativas

Imprevistos trazem desafios para o planejamento industrial

17/2/2021 –

Segundo a pesquisa de sondagem industrial da CNI realizada no quarto trimestre de 2020, 64,3% das indústrias brasileiras afirmam ter problemas com a falta ou o alto custo de insumos. Isso ligado a outros fatores presentes na realidade de qualquer fábrica, como imprevistos externos, falta de equipe qualificada e falhas de equipamentos, fazem com que o planejamento industrial seja desafiante para a grande maioria delas.

Mas, levando em consideração algumas estratégias, e graças ao apoio da tecnologia, hoje em dia a possibilidade de uma visão global dos processos. Independentemente de onde as fábricas e suas diferentes filiais estejam localizadas, é possível que fiquem conectadas a este processo, podendo revisar seus modelos e se comunicar entre si.

Aplicando isso ao planejamento industrial é possível prever, monitorar e otimizar a aplicação dos recursos que impactam no desempenho da produção. Isso encurta os fluxos, melhora os resultados e fornece muito mais controle sobre a cadeia produtiva.

Benefícios do planejamento industrial

O planejamento industrial possibilita uma série de vantagens para o negócio. Dentre elas, a economia de recursos e insumos. Isso porque uma visualização global do ecossistema industrial permite a utilização correta dos materiais, evitando desperdícios. Sem falar na melhor utilização do espaço e estoque, por haver mais organização do processo de compras.

A agilidade de processos é outro benefício do planejamento industrial. Quando as paradas e manutenções do maquinário e das ferramentas estão previstas no planejamento, a produção se torna muito mais efetiva e programada. Por exemplo, se determinado equipamento precisar de manutenção, é possível prever e remanejar a equipe para realização de outras atividades com antecedência, evitando tempo ocioso.

Com o planejamento existe a melhor visualização de prazos de entrega, pois são levadas em consideração variáveis factíveis. Dessa forma ocorre a otimização da capacidade produtiva. Em consequência, como o processo se torna mais ágil, é possível cumprir as datas de acordo com o prometido.

Monitoramento de dados

Por fim, realizar o planejamento industrial permite acesso a dados mais organizados e precisos, com isso conferindo rapidez à tomada de decisão. Isso permite ter controle sobre todos os setores do chão de fábrica para que a produção seja eficiente.

A coleta e o levantamento de dados de qualidade são necessários para se ter uma visão holística dos resultados que a empresa está alcançando. Esses dados permitirão análises concretas e servirão como base para uma tomada de decisão assertiva e rápida.

Além disso, é necessário monitorar os dados coletados durante todo o processo produtivo para analisar e comparar o que teve um bom desempenho e o que deixou a desejar. Isso pode tratar-se de maquinários, equipes e até mesmo etapas do processo. Dessa forma é possível perceber onde estão os gargalos, entender o motivo porque aconteceram e otimizar todo o processo produtivo.

Investimento em especialização da equipe e tecnologia

Incentivar a equipe a buscar eficiência na realização de suas atividades influencia para que as tarefas sejam realizadas da melhor maneira possível. Além disso, quando um funcionário se sente valorizado, por consequência ele será mais engajado com a empresa e sua produtividade irá aumentar.
Se tratando de tecnologia, atualmente muitas empresas ainda utilizam planilhas no Excel para controle de informações. Porém, essa ferramenta apenas expõe as informações que ali foram alimentadas, mas não permite a otimização da fábrica.

Isso porque não possui inteligência artificial para aprender com o histórico e transformar as informações em indicadores. Então, para otimizar o planejamento industrial, o ideal é que a fábrica conte com uma ferramenta de planejamento e programação de fábrica (APS).

Esse tipo de tecnologia possibilita o planejamento avançado da produção. Através dela, as fábricas podem planejar a produção de forma totalmente digital, levando em consideração a capacidade finita e as restrições enfrentadas pela fábrica e visando a priorização das entregas por urgência, o que facilita muito a cadeia produtiva.

Escrito por: Aloisio Arbegaus, Diretor da Teclógica.

Website: https://www.teclogica.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

14 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

14 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

14 horas ago

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

14 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

14 horas ago

Mercado de certificação digital cresce e busca modernização

ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…

14 horas ago