Portal Comunique-se

Polícia Civil do Ceará prende suspeito de matar jornalista

Polícia Civil do Ceará prende suspeito de matar jornalista
O suspeito nega participação no crime. (Imagem: reprodução/ Pirambu News).

Givanildo Oliveira, fundador do site Pirambu News, foi assassinado no dia 7 de fevereiro

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Policiais da 8ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, no dia 11 de fevereiro, um homem que estava escondido em uma casa no bairro Pirambu, em Fortaleza, com 43 trouxinhas de maconha. Thiago de Sousa Barros, 20 anos, foi apontado por uma testemunha como o autor dos disparos contra o blogueiro Givanildo Oliveira, do Pirambu News, na noite de 7 de fevereiro. Ele nega a participação no crime.

Leia mais:

Barros foi preso junto com a namorada, grávida de 2 meses. Ele também responde a outros inquéritos por homicídio doloso, porte ilegal de arma de fogo, roubo e crimes de trânsito. O detido é apontado, segundo depoimento de testemunha cujo nome é mantido sob anonimato, como membro da facção Comando Vermelho (CV).

De acordo com esse depoimento, Barros teria a função de matador dentro do CV. A testemunha afirmou que soube do envolvimento do suspeito no dia seguinte ao crime, quando ouviu comentários no bairro de Pirambu. A morte de Givanildo teria sido encomendada, porque o blogueiro postou em seu website Pirambu News uma nota sobre a prisão de um dos membros do CV.

A última reportagem de Oliveira foi sobre a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo, de 24 anos, suspeito de um duplo homicídio ocorrido no domingo, 6. O governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou nota no dia 8 de fevereiro afirmando ser inaceitável a morte do jornalista e dizendo que era “preciso a imediata identificação e prisão de todos os envolvidos”.

É inadmissível que um jornalista seja morto ao exercer sua profissão.”

A Abraji lamentou a morte e repudiou o crime que apresenta todos os indícios de ser uma retaliação ao seu trabalho como jornalista. “É inadmissível que um jornalista seja morto ao exercer sua profissão. Também preocupa o grave efeito de tais ataques à democracia, como a suspensão, por parte de um site regional, do noticiário policial, medida adotada pelo Portal Fortaleza para preservar a integridade física de sua equipe”, diz a nota.

A delegada Patrícia Lopes Aragão confirmou à Abraji a motivação do crime. Segundo ela, o assassinato de Givanildo Oliveira ocorreu devido à publicação da matéria sobre a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo no Pirambu News. As investigações seguem em andamento.

*Texto originalmente publicado no site da Abraji.

Compartilhe
0
0

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

nutra brasil - topo mega banner