Opinião

Influenciadores, humor e emoção: Como as marcas estão apostando no Dia das Mães?

O Dia das Mães é uma das datas de maior investimento em publicidade para os anunciantes. No último ano, foram veiculados cerca de sete mil comerciais no mês que antecedeu à comemoração, com investimento de mais de R$ 102 milhões em compra de espaços publicitários na televisão, por exemplo.

Neste ano, o Dia das Mães será comemorado no domingo, 14. Pensando nisso, diversas marcas estão usando recursos como humor e emoção em suas campanhas, além da participação de personalidades musicais, em campanhas feitas especialmente para a data. Confira algumas das ações que estão repercutindo:

Paranaense da cidade de Londrina, a cantora Ana Vilela protagonizou campanha para o Banco do Brasil com a missão de homenagear sua mãe e sua avó – as duas mulheres responsáveis por sua criação – com versão especial da música “Trem Bala”, que a deixou famosa no YouTube. A empresa levou, ainda, a mãe de Ana pela primeira vez em um show da artista. Por meio da plataforma de vídeos do Google, a ação alcançou, até a tarde desta sexta-feira, 12, mais de 213 mil visualizações.

O instrumental da música “Trem Bala” também foi usada para a campanha da Avon, criada pela agência Africa. A marca convidou filhos para traduzirem seu amor em palavras para surpreender suas mães. Em vídeo, as mães e filhos se encontram para ler as cartas juntos, enquanto a marca convida o público para assistir, se emocionar e se inspirar para fazer algo semelhante.

Outra personalidade que figurou entre as campanhas para a data foi a cantora Ludmilla. A funkeira fez versão da música “Sou Eu” com foco no empoderamento das mães para estrear a homenagem da Riachuello. O refrão da música diz “Ela é o que quiser, ela faz o que quer, ela veste o que quer, é feliz como é”. Toda a letra foi criada de acordo com o novo posicionamento da Riachuelo “Seja você. Seja feliz”.

O site Mercado Livre traz para o Dia das Mães campanha protagonizada por personagem que, após ganhar um notebook de seu filho, se transforma em youtuber dando dicas sobre diversos assuntos. Além do filme principal, que mostra a transformação da mãe, há três peças que mostram a personagem agindo como uma verdadeira digital influencer. Idealizada pela REF+T, a publicidade tem o intuito de lembrar ao público que é possível encontrar opções variadas de produtos para presentear as mães no segundo domingo de maio. Os vídeos são veiculados com o mote “Fale com um presente” e acompanhados da tag #NuncaDeixeDeBuscar.

Duas mães emocionadas falando dos aprendizados, dos bons momentos e das difíceis decisões que só a maternidade pode proporcionar. Este é o enredo escolhido pela Canon para a data em vídeo protagonizado pelo casal Priscila Harder e Juliana Offenbecker, que são mães das gêmeas Luna e Maya, de cinco anos. Elas são o primeiro casal homoafetivo no Brasil a conseguir registrar duas mães nas certidões de nascimento das filhas, que foram concebidas via fertilização intrauterina.

“Feliz Dia da Palavra mais falada do mundo”. Foi assim que a Multiplan Oficial homenageou as mães. A campanha deste ano mostra que em todos os momentos – dos mais felizes aos de aperto – os filhos buscam a ajuda da mãe. “Existe uma palavra, uma única palavra cheia de significados, que aprendemos a falar antes de qualquer outra. Essa é uma homenagem da Multiplan às donas da palavra mais falada no mundo. Feliz Dia das Mães!”, afirma a marca.

O Dia das Mães na Casas Bahia é tecnológico. Em parceria com a Apple, a marca produziu vídeo para promover o novo iPhone 7. O filme, inclusive, foi todo produzido com o aparelho. A ação é protagonizada pelo garoto-propaganda Fabiano Augusto, que dá o aparelho de presenta para sua mãe. A personagem pega o produto e registra a família toda, que está na sua casa para o almoço. No total, as duas marcas já se uniram em quatro produções de campanha no Brasil.

Produzido pela DM9, a Johnson’s colocou no ar a primeira campanha com um bebê síndrome de Down. A estrela do comercial é o pequeno Lucca, que tem 1 aninho. Para a ação, a marca trabalhou com o slogan “Todo bebê é um bebê Johnson’s”. O filme mostra cada detalhe de Lucca. No final, o bebê aparece com um sorriso largo que preenche a tela. “Para nós e para todas as mães, todo bebê é um bebê Johnson’s”, finaliza o vídeo.

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Tácila Rubbo

Formada em jornalismo pela Fiam-Faam. Foi trainee de redação do Portal Comunique-se de setembro de 2016 a abril de 2018. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Depois, foi a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Cuidou de produções externas e, claro, produziu notas e reportagens especiais. Desde maio a agosto de 2018, foi analista de social media do Grupo Comunique-se.

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